Cristiano Ronaldo marca, Portugal vence, mas morre abraçado com Gana

Do UOL, em São Paulo

Portugal venceu Gana nesta quinta-feira, em Brasília, Cristiano Ronaldo desencantou, mas não fez o suficiente para classificar a sua seleção às oitavas de final da Copa do Mundo. O placar de 2 a 1 serviu apenas para que os europeus evitassem o vexame de entrarem para a história como donos da pior campanha portuguesa da história da competição. Os africanos, por sua vez, ficaram na lanterna da chave.

O time europeu até que fez um bom primeiro tempo, chegou a pressionar, todas as vezes com Cristiano Ronaldo, mas parou nas mãos de Dauda. Depois, caiu muito no rendimento físico e cedeu o empate. Nos 10 minutos finais, Portugal voltou a reagir, mas de maneira tardia. Os dois morrem abraçados e deixam Alemanha e Estados Unidos se classificarem como representantes do grupo G. 

As fases do jogo: Cristiano Ronaldo mostrou que estava afim de marcar o seu gol na Copa do Mundo. Em 20 minutos, já tinha tentado finalizações. Em uma delas, a bola parou na trave. Nas outras duas, nas mãos do goleiro Dauda, que comemorou a defesa como se fosse um gol. No fim, sobrou para Boye tentar afastar cruzamento vindo da esquerda e colocar contra a sua própria meta. 

No segundo tempo, o cenário foi exatamente o oposto. Gana cresceu, dominou o jogo fisicamente e passou a tomar todas as iniciativas da partida. Portugal limitava-se a jogadas de Cristiano Ronaldo, que já não mostrava mais o mesmo rendimento dos primeiros 45 minutos. Os africanos se aproveitaram dessa fragilidade e empataram o placar com Gyan. Quando os africanos dominavam o jogo, apareceu a estrela do melhor do mundo para aproveitar falha do goleiro e marcar o gol da vitória.

O melhor: Cristiano Ronaldo. O melhor do mundo não pode falar que encheu os olhos dos fãs com uma atuação de gala, mas foi o que mais buscou o jogo, incomodou a vida da defesa de Gana e ainda fez o gol da vitória de honra de Portugal.

O pior: Dauda. O goleiro vinha bem no jogo, fez defesas importantes e pouco pôde fazer no primeiro gol de Portugal. Mas diz o ditado que goleiro só pode ser elogiado após o apito final. Quando sua equipe tinha chance de virar e se classificar, falhou ao afastar a bola e deixou a bola nos pés de Ronaldo para o gol da derrota.

A chave do jogo: Cristiano-dependência. Portugal não tem um bom time, mas tem o melhor do mundo. Ficou bem claro que quando o camisa 7 consegue jogar, a seleção vai junto. Só ele conseguiu criar chances de perigo contra Gana. Varela, Éder e Nani pouco fizeram e deixaram tudo nas costas de Cristiano. Um jogador sozinho não ganha Copa do Mundo. 

O toque dos técnicos: James Kwesi Appiah, técnico de Gana, entrou em campo sem suas duas principais estrelas. Muntari, que já estava suspenso por dois cartões, e Boateng foram afastados pela federação local por problemas disciplinares. A aposta ficou por conta de Gyan. Em contrapartida, do outro lado, Paulo Bento deixou bem claro que a seleção de Portugal não tem nada que não seja Cristiano Ronaldo. 

Para lembrar:

Maldição do melhor do mundo. Cristiano Ronaldo é mais um que foi eleito melhor do mundo um ano antes da Copa e que não consegue destaque na competição. Já tinha sido assim com outros nomes, como Messi, em 2010, Ronaldinho, em 2006 e até com Figo, em 2002. Em 1998, Ronaldo foi bem até a final, mas o que aconteceu no dia do jogo já é uma história bem conhecida. 

Entrada pornográfica. Jordan Ayew carregava a bola e começou a ser puxado por Miguel. O português não desistiu de parar o lance com falta, segurou na bermuda do ganês e a transmissão da Fifa acabou flagrando a cueca com a parte íntima do africano praticamente à mostra.

Choro no banco. Beto saiu substituído com dores e foi direto para o banco de reservas, acompanhado por membros da comissão técnica. Lá, foi flagrado em prantos. Provavelmente, o sentimento era de mistura de dor física com a emocional de estar eliminado do Mundial. Fica o registro de os três goleiros portugueses terem entrado. 
 

PORTUGAL 2 x 1 GANA

PORTUGAL: Beto (Eduardo); João Pereira (Varela), Pepe, Bruno Alves, Ruben Amorim; William, Miguel, João Moutinho; Nani, Éder (Vieirinha) e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Paulo Bento
 
GANA: Dauda; Afful, Mensah, Boye e Asamoah; Rabiu (Acquah), Badu, Atsu e Andre Ayew (Wakaso); Waris (J. Ayew) e Gyan.
Técnico: James Kwesi Appiah
 
Data: 26/06/2014 - 13h (de Brasília)
Local: Mané Garrincha (Brasília)
Árbitro: Nawaf Shukralla (BHR)
Auxiliares: Yaser Tulefat e Ebrahim Saleh (BHR) 
Cartões amarelos: Afful, Harrison, Waris, J. Ayew (GAN) João Moutinho (POR)
Gols: Boye, contra, aos 31 minutos do 1º T, Gyan, aos 12 minutos do 2º T, Cristiano Ronaldo, aos 35 minutos do 2º T 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos