Parentes de Ricardo Teixeira ganham ingressos e privilégios na Copa

Paulo Passos, Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Fortaleza e no Rio de Janeiro

  • Paulo Passos/UOL

    Voluntária da Copa do Mundo aguarda chegada de filho de Ricardo Teixeira

    Voluntária da Copa do Mundo aguarda chegada de filho de Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira não ocupa mais cargos na Fifa, no COL (Comitê Organizador Local) e na CBF, mas parentes do ex-dirigente foram recebidos pela organização do Mundial no aeroporto de Fortaleza. A capital do Ceará será palco do segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, contra o México.

No final da tarde de domingo, uma voluntária da Copa do Mundo esperava pelos familiares do ex-presidente do COL e da CBF, que também era membro do Comitê Executivo da Fifa. Ela estava na saída do desembarque do aeroporto com uma placa que tinha o nome de cinco pessoas, entre elas de dois filhos de Teixeira: Ricardo Havelange e Roberto Teixeira.

Na lista havia também um nome igual ao de um dos netos do ex-dirigente. Quatro crianças foram recepcionadas pela voluntária e levadas para um carro. Não havia adultos no grupo. A reportagem do UOL Esporte tentou entrar em contato com Roberto Teixeira, mas ele não atendeu às ligações.

Indagado sobre a recepção aos parentes de Teixeira, o departamento de comunicação do COL afirmou que os principais diretores do comitê organizador, entre eles Joana Havelange, filha do ex-cartola, têm direito a até cinco ingressos por partida do Mundial, além de um carro em cada sede. Se o dirigente do COL não for ao jogo, ele pode repassar todos os bilhetes a quem quiser. O veículo também pode ser usado por seus convidados.

No total, o comitê conta com cerca de 60 mil ingressos da Copa do Mundo, praticamente um estádio inteiro. Uma parte desses bilhetes é destinado a autoridades públicas, que podem comprar os bilhetes.

A Fifa não teve participação direta porque na recepção da família Teixeira porque só lida com estrangeiros. Mas não só os diretores do COL que gozam desse privilégio de ter carros e ingressos. Dirigentes da federação internacional também a mesma facilidade, incluindo hotel. Mesmo que não tenha ninguém a trabalho tem direito a todos os benefícios.

Teixeira se afastou oficialmente das atividades relacionadas à Copa do Mundo em 2012, quando renunciou a seus cargos no COL, na Fifa e na CBF, alegando motivos particulares. Na ocasião, ele enfrentava problemas de saúde, estava sem diálogo com o Governo Federal e sofria acusação de receber propina da empresa de marketing ISL como dirigente da Fifa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos