Ricardo Teixeira é investigado por ter votado no Qatar para Copa de 2022

Do UOL, em São Paulo

O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está sendo investigado pelo Comitê de Ética da Fifa por ter votado no Qatar como sede da Copa de 2022.

O Comitê de Ética da Fifa tem investigado diversos cartolas para apurar as relações de dirigentes de futebol com investidores do Qatar.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, Michael Garcia, que lidera o processo aberto na Fifa, está apurando a decisão de Ricardo Teixeira de votar no Qatar. O ex-presidente da CBF deixou o comando da entidade em 2012.

Cartolas são investigados porque há quinze dias documentos de uma investigação do FBI revelaram que o ex-vice-presidente da Fifa, Jack Warner, recebeu US$ 2 milhões de Mohamed Bin Hammam, presidente da Federação de Futebol do Qatar. 

Ricardo Teixeira chegou a apoiar Mohamed Bin Hammam para presidente da Fifa em 2011 e fechou um contrato de direitos sobre os amistosos da seleção brasileira para a empresa ISE, uma companhia que tem ligação direta com Bin Hammam.

Além da relação política de Ricardo Teixeira com o presidente da Federação de Futebol do Qatar,  a seleção brasileira enfrentou a Argentina em amistoso no Qatar, pouco antes do país ser votado como sede da Copa de 2022. A CBF teria recebido valor duas vezes mais alto que o "normal" para a seleção brasileira jogar no país do golfo. 

O ex-presidente da CBF não tem o dever de responder às perguntas do Comitê de Ética por não fazer mais parte da Fifa. No entanto, se for condenado, Ricardo Teixeira pode ser banido do futebol. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos