Otimismo toma conta de mexicanos. Mas eles não perdem o medo de Neymar

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Fortaleza

Um verdadeiro clima de festa toma conta de cada pedaço de Fortaleza visitado pelos mexicanos nos últimos dias. E a empolgação não ocorre apenas pelo fato de a equipe disputar uma partida de Copa do Mundo na cidade nesta terça-feira. A alegria é reflexo de um otimismo excessivo nos dias que antecedem o confronto contra o Brasil que pode decidir a primeira colocação do grupo A.

Sem o respeito exagerado de outros tempos, os fãs do México mostram não temer a seleção brasileira e só falam em vitória quando questionados sobre um possível resultado para a partida.

O medo só aparece quando o assunto é Neymar. O respeito ao craque do Brasil e do Barcelona é praticamente unânime. As vitórias dominam os palpites mexicanos, mas sempre com uma ressalva: o camisa 10 da seleção de Felipão marcaria o gol de honra do outro lado.

"Acho que será 3 a 1. Vamos ganhar. Gols de Giovanni e Peralta. Mas o Neymar deve fazer um", disse Miguel González, enquanto caminhava pelo calçadão da Praia de Iracema com o filho.

"Quero muito que o México vença, mas sei que o Neymar deve fazer um gol para eles", completou o pequeno Gabriel González, de apenas 11 anos, repetindo o discurso do pai.

Experiente repórter do jornal "Estadio", o jornalista mexicano Aldo Fernandez confirma o temor por Neymar, mas também confia na seleção de seu país.

"Há, sim, um respeito muito grande por Neymar. Não podemos negar o talento acima da média dele. Mas vejo o México em condições boas de vencer. Já foi assim em 2012, nos Jogos Olímpicos. E Neymar estava lá. Se ele está mais experiente agora, nossos jogadores também estão. Acredito em uma vitória, mas também penso que devemos ter um gol de Neymar. É um craque", opinou.

Oscar também na mira
Entre jogadores e comissão técnica, no entanto, a grande preocupação é dividida com Oscar. Principalmente após a boa estreia do meia do Chelsea na Copa do Mundo.

"Não haverá marcação especial [sobre Neymar]. No último jogo, o melhor jogador foi o Oscar. Ele me impressionou e me impressiona cada vez mais. O Brasil tem uma equipe muito completa. Sabemos do Neymar e de seu potencial, mas não podemos querer pensar em apenas um jogador", ressaltou o treinador da seleção mexicana, Miguel Herrera.

Em 2013, na Copa das Confederações, Neymar deu motivos para aumentar a preocupação dos rivais. Ao lado de Jô, o camisa 10 marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 na primeira fase do torneio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos