Fãs cariocas criam grupo no WhatsApp para 'perseguir' ídolos na Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinki/UOL

    Colegas de WhatsApp fazem plantão em frente a hotéis de seleções da Copa

    Colegas de WhatsApp fazem plantão em frente a hotéis de seleções da Copa

O vai e vem de seleções da Copa do Mundo de 2014 pelo Rio de Janeiro já foi identificado. Os pontos do Rio por onde os jogadores passam, os hotéis onde eles dormem e até os locais em que eles treinam também.

Tudo isso, aliás, já foi compartilhado. Está em um grupo do WhatsApp (aplicativo de celular para bate-papo) criado justamente para "perseguir" os atletas mais famosos que estão na capital fluminense para o Mundial de futebol.

O grupo é formado por garotas cariocas fãs de futebol e, principalmente, de determinados jogadores. Por meio dele, elas trocam mensagem e combinam plantões em frente a porta de hotéis ou centro de treinamento em busca de uma foto, um autógrafo e quem sabe uma conversa com seus ídolos.

Chamado de "Stalk da Copa" (em inglês, to stalk significa perseguir), o grupo tem sete membros. Todas elas são adolescentes que acompanham de perto as carreiras de astros do futebol como o espanhol Gerard Piqué e o holandês Robin van Persie. As meninas sabem tudo até de jogadores menos famosos como a promessa inglesa Luke Shaw, de 18 anos, que nem na Copa está.

"A gente gosta de futebol mesmo", afirmou Mariana Sá, de 16 anos, membro do "Stalck da Copa". "Não é só porque o jogador é bonito. Tem que jogar bem para gente seguir."

O UOL Esporte encontrou com Mariana na noite de segunda-feira, em frente ao hotel onde a seleção da Espanha vai se concentrar para o jogo contra o Chile, na quarta-feira, no Maracanã. Ela vestia com um jaqueta do clube inglês Manchester United e trazia consigo uma camisa do time e outra da seleção espanhola.

Mariana tinha chegado ali por meio de informações do grupo de bate-papo. Estava à espera da passagem do espanhol Juan Matta, meia que recentemente transferiu-se do Chelsea para o Manchester. Sua irmã gêmea Luiza a acompanhava. Outras duas colegas de WhatsApp, as irmãs Taise Vieira e Jaise Vieira, também faziam plantão em frente ao hotel"

Origem em David Luiz

Todas elas conheceram-se perseguindo jogadores. Na Copa das Confederações, em 2013, criaram um grupo de bate-papo para trocar informações sobre o zagueiro seleção brasileira David Luiz. "Ele é demais", resumiu Jaise, fã do brasileiro.

O grupo chamava-se "Missão DL [de David Luiz] Rio". Reuniu tanta gente que, depois, dividiu-se em outros grupos. Um deles é o "Stalk da Copa".

Luiza Sá, irmã de Mariana, disse que tudo que as meninas descobrem sobre as rotinas das seleções, postam no grupo.  Assim, todas ficam sabendo também e, desta forma, elas combinam encontros.

Estratégia dá resultado

No sábado, as meninas do "Stalk na Copa" resolveram perseguir a Holanda. Trocaram mensagens e foram até o hotel em que a seleção está hospedada durante a Copa, na frente da Praia de Ipanema.

Esperaram.

A paciência , porém, valeu a pena. As meninas conseguiram um autógrafo do atacante Arjen Robben. Perderam a foto porque Robben passou muito rápido. "Foi legal. Pelo menos rendeu", contou Taise.

E Neymar?

Taise também é fã de David Luiz. Nem ela nem qualquer menina do "Stalk da Copa", entretanto, liga muito para Neymar, jogador mais badalado na seleção brasileira.

As garotas reconhecem que ele é um craque. Neste caso, entretanto, a beleza pesa. "Ele não tem nada demais, né? Aí não vale a pena", afirmou Taise, uma das perseguidoras de jogadores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos