Arena das Dunas é aprovada por bombeiros horas antes de EUA x Gana

Bruno Thadeu

Do UOL, em Natal

  • Divulgação

    Bombeiros vistoriaram a Arena e concluíram que setor provisório está dentro dos padrões de segurança

    Bombeiros vistoriaram a Arena e concluíram que setor provisório está dentro dos padrões de segurança

A Arena das Dunas teve suas estruturas provisórias aprovadas pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira de manhã, três dias depois do primeiro jogo da Copa do Mundo realizado em Natal. A corporação tinha reprovado parte das instalações das cadeiras móveis na semana passada, mas teve sua decisão ignorada pela Fifa, que realizou México 1 x 0 Camarões sem levar em conta as interdições que os bombeiros desejavam.

O aval dos bombeiros, porém, chega a tempo para o segundo dos quatro jogos que o estádio vai receber no Mundial: nesta segunda-feira, EUA e Gana estreiam às 19h. Na inspeção feita nesta segunda, o Corpo de Bombeiro concluiu que foram executados os serviços de prevenção de acidentes e proteção dos torcedores necessários.

Os trabalhos de ajustes foram focados nas cadeiras móveis, nos corrimãos e nos guarda-corpos da área provisória do local. Esses itens ganharam maior fixação. Além disso, o caminho dos corredores do setor atrás de um dos gols foi redesenhado. Essas mudanças deixaram o estádio adequado às normas de segurança. A vistoria no estádio durou duas horas.

"A administração da Arena das Dunas cumpriu todos os pontos solicitados como a ampliação das rotas de fugas, reposicionamento de escadas, fixação dos corrimãos, assentos e degraus. Agora sim, a arquibancadas estão liberadas conforme as responsabilidades adotadas pelo Corpo de Bombeiros", disse o tenente Edson Modesto, que coordenou a vistoria dos Bombeiros.

Os bombeiros já tinham inspecionado o estádio no domingo, quando avaliaram que 99% das estruturas estavam dentro dos critérios exigidos. O projeto inicial da Arena das Dunas já tinha o aval do Corpo de Bombeiro. O problema é que esse projeto não contemplava os setores provisórios, construídos especialmente para o Mundial. Essas estruturas novas não estavam aprovadas pela corporação.

Às vésperas do início da Copa, a Arena das Dunas recebeu 11 mil cadeiras móveis. A demora na colocação dos assentos irritou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que exigiu maior rapidez na conclusão dos serviços. A instalação atrasou e o serviço foi terminado na semana do Mundial. 

Sob temporal, Arena das Dunas recebeu México x Camarões
Veja Álbum de fotos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos