Natal decreta calamidade pública à véspera de duelo pela Copa do Mundo

Do UOL, em Natal

  • REUTERS/Toru Hanai

    Cerca de 150 pessoas estão desabrigadas. Dois prédios na região costeira de Natal foram interditados

    Cerca de 150 pessoas estão desabrigadas. Dois prédios na região costeira de Natal foram interditados

A Prefeitura de Natal decretará calamidade pública na segunda-feira em virtude das fortes chuvas que caíram nos últimos três dias e deixaram 150 pessoas desabrigadas, além de casas derrubadas e dois prédios da região costeira que tiveram de ser esvaziados. 

O comunicado de que a cidade necessita de apoio externo após fortes temporais acontece à véspera do duelo entre Estados Unidos x Gana, marcado para segunda-feira, na Arena das Dunas.

A primeira partida do Mundial disputada na Arenas das Dunas foi marcada por um dilúvio antes do apito inicial. Enormes poças se formaram na entrada do estádio. Mas a boa drenagem do campo impediu que a qualidade do jogo entre México x Camarões fosse afetada.

Quatro pontos de operação foram criados para atendimento direto e busca das soluções de emergência: rua Guanabara, Jacó, Planalto e Santarém.

Em nota oficial assinada pelo prefeito Carlos Eduardo, o município informa que , o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, colocou engenheiros da secretaria nacional de Defesa Civil para virem a Natal colaborar com os técnicos locais na solução do problema causado pelas chuvas no bairro de Mãe Luiza e na comunidade do Jacó.

A Emparn (Empresa de Agropecuária do Rio Grande do Norte) informa que na região de Ponta Negra, onde concentra a maioria dos turistas da Copa, o índice pluviométrico foi de 337mm, superior à média de 284mm do mês.

O teto de uma loja cedeu no Shopping Midway. Não houve feridos. O local ficou inundado e teve de ser isolado do público.

Confira a nota oficial da prefeitura de Natal

A Prefeitura de Natal informa que será publicado nesta segunda-feira (16) decreto de calamidade pública na cidade. Neste domingo (15), em contato telefônico com o prefeito Carlos Eduardo, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, colocou engenheiros da secretaria nacional de Defesa Civil para virem a Natal colaborar com os técnicos locais na solução do problema causado pelas chuvas no bairro de Mãe Luiza e na comunidade do Jacó.

Também neste domingo, um grupo técnico da UFRN formado pelos professores Ricardo Severo, Ricardo Amaral e Dulce Bentes esteve na área analisando a situação a pedido da Prefeitura. A sugestão deles é de que seja feito um monitoramento diário da área por um engenheiro da Prefeitura. A retirada do material que caiu sobre a avenida Silvio Pedroza também foi suspensa por sugestão dos técnicos, que consideraram temerário mexer naquele material que está servindo de contenção da encosta até que o terreno se estabilize. 
A área do acidente foi isolada e o trânsito segue interditado na avenida.

Paralelamente, foi grande a adesão dos natalenses à campanha de donativos para ser distribuídos aos desabrigados. Milhares de pessoas doaram roupas, calçados, colchões, material de higiene pessoal, toalhas, fraldas, material de limpeza e alimentos que estão sendo distribuídos às famílias atingidas.

Quatro pontos de operação foram criados para atendimento direto e busca das soluções de emergência: rua Guanabara, Jacó, Planalto e Santarém. Esses pontos operarão com equipes da Prefeitura e dos parceiros que têm colaborado tanto na assistência social como nas soluções dos problemas de infraestrutura surgidos com as chuvas e irão se reportar diretamente ao gabinete de crise instalado no Palácio Felipe Camarão.

As medidas a serem adotadas pela Prefeitura a partir de agora são:

Apoiar socialmente a população local atingida.

Restabelecer os serviços de água e energia nos locais onde eles foram afetados.

Estabelecer uma equipe de engenheiros para monitorar a área de Mãe Luiza onde aconteceu o evento mais grave.

Notificar os síndicos dos dois prédios evacuados na praia de Areia Preta para que apresentem laudos técnicos sobre as condições de cada um deles, assinados pelos engenheiros que projetaram e executaram as obras.

Aguardar a evolução do processo de erosão que está se estabilizando naturalmente.

Trabalhar na execução de um projeto definitivo para a área de Mãe Luiza que restabeleça não só a via, mas também as casas atingidas.

Chuva na Arena das Dunas, em Natal
Veja Álbum de fotos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos