Média de gols multiplica-se e Fifa prevê "Copa do ataque"

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

A média de gols da Copa-2014 teve um aumento significativo nos primeiros jogos, e a Fifa já prevê a Copa do ataque no Brasil. O grupo técnico da federação internacional afirmou que as mudanças se devem ao fato de os times estarem se arriscando mais e porque os atacantes têm sido poupados de jogadas violentas por medidas da Fifa.

Na Africa do Sul, na Copa-2010, foram cinco gols nos quatro primeiro jogos, com 1,25 por partida. No Brasil, foram 14 gols, o que significa que são 3,5 gols por jogo.

"Será uma Copa positiva e de ataque. Ganhará o time que tiver melhor ataque, e se arriscar. Em relação ao jogo de ontem (Espanha e Holanda), mostra que você não é invencível. Talvez o segundo gol tenha afetado eles (espanhóis) fisicamente. Temos que admitir que os holandeses jogaram muito bem. Eu não olharia só para os espanhóis, eu olharia para os holandeses. Os holandeses foram brilhatnes", afirmou Gérard Houllier, chefe da comissão técnica da FIFA

"Muitos gols no início. Se lembramos na Africa do Sul, antes tínhamos cinco gols. Espero que vejam uma grande Copa, grandes atacantes. Para um ex-jogador, é um sonho para todos", acrescentou Jen Paul Brigger. "Os jogos têm sido tão rápidos, eles (jogadores) têm grande técnica."

O grupo técnico da Fifa ainda tenta entender o aumento da média de gols, mas, a princípio, entende que houve mudança na tática. Uma das alterações citadas é o fato de haver mais atacantes escalados em cada time, na opinião de Houllier.

"Precisaremos de mais tempo para mudança. Taticamente, os times estão tendo mais riscos. Agora, os defensores saem ao mesmo tempo, como vimos Brasil e Espanha. A transição está mais rápida, eles reagem mais rápido porque podem. Mas acho que a qualidade de atacantes é a diferença. A Fifa tomou decisão para cuidar dos atacantes, como impedir entradas por trás", analisou Houllier. "Pode ver dois atacantes até na Croácia. No Brasil, são três. A tendência antiga era deixar o atacante sozinho e hoje é ter dois. Até a Croácia. Eles pensam em fazer gol."

Para o grupo técnico, os times que tiverem menos desgaste também terão uma vantagem para o Mundial por conta do clima. Ou seja, que tiver jogadores mais jovens poderá superar adversários com mais rapidez e mais força.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos