Amigo de Felipão, Figo diz que não houve pênalti em Fred

Paulo Passos

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

O ex-jogador Luis Figo foi a Teresópolis, onde participou do lançamento de projeto social com empresas locais neste sábado. A menos de 3 quilômetros de onde estava Luiz Felipe Scolari, seu ex-técnico e amigo, que comandava o treinamento da seleção, o português deu uma entrevista coletiva. Prometeu torcer para o Brasil na Copa, o que não o impediu de dizer que não viu pênalti em Fred no jogo da estreia do torneio.

"Na opinião não é pênalti. Cada um tem a sua própria opinião. É um jogo de contato. Não é basquete. Se fosse brasileiro poderia ter outra opinião. Sendo imparcial, neste caso, penso que não", afirmou o ex-jogador.

O lance do pênalti gerou polêmica após a vitória do Brasil sobre a Croácia, por 3 a 1. O técnico Niko Kovac protestou após a partida e disse que o lance foi "ridículo". A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou um vídeo no seu site oficial, na última sexta, com Fred explicando que foi atingido no lance e defendendo que houve pênalti.

Na visão da entidade, os protestos feitos pelos técnicos da Croácia, França e Holanda são uma forma de pressionar os árbitros contra o Brasil. Representantes da CBF falam em "complô" com o objetivo de prejudicar a seleção. O temor é que, a partir de agora, diante de algum lance duvidoso, os árbitros apitem contra o Brasil para negar uma teoria de que o país será favorecido por sediar o torneio.

"Sempre penso positivo. Acho que é lógico que em todo mundo, em todas as partes, no geral as grandes seleções são sempre mais beneficiadas. Quando toca a ti na pele, é sempre duro. Chegar no Mundial é difícil. Ser penalizado com um erro é difícil, mas quero pensar que os árbitros são humanos. Cada um quer fazer o melhor trabalho possível. Não acredito que haja outro fator", afirmou o português.

Scolari líder

Figo trabalhou com o técnico da seleção brasileira na seleção portuguesa. Foi capitão do time e até hoje conversa com Scolari. A estada em Teresópolis, porém, não inclui uma visita ao amigo.

"Não tenho prevista (visita). Não gosto de chatear um momento importante como esse", disse o ex-jogador. "Temos uma relação de amizade. Tivemos uma convivência fantástica no período de Felipão em Portugal. Ele é um verdadeiro líder, uma referência", completou.
 


 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos