Jornais holandeses comemoram "sonho laranja"; Espanhóis falam em "ridículo"

Do UOL, em São Paulo

A goleada da Holanda por 5 a 1 sobre a Espanha na primeira rodada do Grupo B na Copa do Mundo repercutiu nas imprensas dos dois países com manchetes fortes. Os jornais holandeses estamparam em suas capas expressões como "começo dos sonhos laranja" e "não é normal", enquanto na Espanha o resultado foi chamado de "ridículo".

O holandês De Volkskrant, que trouxe a manchete do "começo dos sonhos" ilustrou a chamada com uma foto mostrando o "voo" de Van Persie no gol de empate ainda no primeiro tempo.  "Holanda esmaga os atuais campeões mundiais por 5 a 1", descreveu o jornal.

Também na Holanda, o AD Sportwereld também usou o termo "esmagado" para definir a Espanha após a goleada. "Não é normal – 5 a 1!", destacou a manchete da publicação.

Na Espanha, o diário catalão Sport foi o mais direto. "Ridículo para começar", destacou a manchete, apontando os culpados pelo vexame. "Defesa e Casillas naufragaram e provocaram uma goleada histórica", disse a publicação.

O Mundo Deportivo, também da Catalunha, fez uma brincadeira e estampou "Sexta-feira 13", em referência ao filme de terror e à data da goleada sofrida pela Espanha.

Os jornais de Madri adotaram uma linha menos pesada. O As disse que "a geração gloriosa dá sinais de esgotamento", mas colocou logo acima uma frase de incentivo do técnico Vicente Del Bosque.

O Marca pintou de preto a capa e pediu para que os jogadores "consertem isso", colocando mais abaixo a palavra "acreditamos", dando o caminho para a redenção espanhola na Copa do Mundo. "Chile e Austrália, duas finais para demonstrar o talento e o futebol que nos fizeram campeões".

A Espanha volta a campo na próxima quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), contra o Chile, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Uma derrota para os chilenos vai eliminar a seleção espanhola se a Holanda também derrotar a Austrália, no Beira-Rio. Como a partida dos holandeses será disputada antes, em Porto Alegre, às 13h, o time da Espanha poderá entrar pressionado a vencer os chilenos sabendo do resultado dos rivais.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos