No Brasil, jornalistas espanhóis apontam derrota "ridícula e desastrosa"

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

  • AP

    Caído e já batido no lance, Casillas observa, impotente, Van Persie prestes a marcar o quarto gol da Holanda

    Caído e já batido no lance, Casillas observa, impotente, Van Persie prestes a marcar o quarto gol da Holanda

Ao fim da goleada de 5 a 1 da Holanda contra a Espanha, na estréia das duas equipes na Copa do Mundo do Brasil, os jornalistas espanhóis estavam tão abatidos quanto os jogadores. Conhecidos por torcer abertamente pela seleção nacional, muitos deles estavam na área de entrevistas com camisas da seleção. Em uma breve avaliação, o resultado foi classificado como "inesperado", "ridículo" e coisa de time pequeno.
 
Jordi Gil Torres, do jornal Sport, jornal de Barcelona, diz que o resultado foi inesperado, sobretudo. "Uma coisa é perder. Outra coisa é atuar como uma equipe pequena, de segunda categoria", disse ele.
 
Entre os jogadores, o que pareceu mais contrariado foi o meia do Barcelona Iniesta, que atravessou o corredor de jornalistas  sem sequer dar uma palavra. Passou rapidamente, como se todos fossem invisíveis.
 
Gil Torres diz que a equipe espanhola deve passar por mudanças para a próxima partida, contra o Chile, em Porto Alegre. "O time tem qualidade para se recuperar, mas se não vencer o Chile, praticamente se despede da Copa. Vai  ser muito difícil se classificar com quatro pontos", diz ele.
 
Um eventual empate contra o Chile deixaria a Espanha apenas com a possibilidade de vencer a Austrália, na última rodada, alcançando no máximo quatro pontos. Por conta do saldo de gols negativo (-4), o time ainda precisaria de uma goleada para manter qualquer chance de classificação.
 
Juan Bautista Martinez, do jornal La Vanguardia, diz que o resultado foi desastroso. Em sua análise, na segunda etapa, a Espanha perdeu a atenção competitiva e o interesse por defender. "Foi um resultado inesperado, desastroso e ridículo. Pode fazer com que a Espanha chegue à última rodada sem depender de si.
 
Segundo ele, isso ainda abre a possibilidade de Holanda e Chile fazerem um jogo de conveniência na última rodada. "Foi muito longe da estreia que se esperava. Vamos ver o poder de reação do time", diz ele.
 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos