Catalães culpam Casillas e relacionam crise do Barça com vexame da Espanha

João Henrique Marques

De Barcelona (Espanha)

Por mais que um catalão se diga indiferente com o vexame da seleção espanhola ao perder de 5 a 1 para o Holanda na estreia da Copa do Mundo no Brasil, um jogador é sempre citado como principal culpado: Casillas. Falhas do goleiro são ressaltadas nos comentários do jogo e o sentimento de vergonha se faz presente em muitos moradores de Barcelona ouvidos pelo UOL Esporte, mesmo aos favoráveis à separação da Espanha. 

"Você encontra erro do Casillas em todos os gols. O goleiro é o único que não pode falhar tanto em uma partida. Quando isso acontece, o time passa vergonha", opinou o comerciante catalão Antonio Fortes.

"Isso não tem nada a ver com a rivalidade Barça e (Real) Madrid. Te digo também que o Piquet foi horroroso. Só que o pior em campo foi o Casillas.Ele falhou demais", destacou o proprietário de uma banca de jornais, Rafael Rodriguez.

Rafael citou que a venda de periódicos esportivos lhe impressionou na manhã deste sábado. Muitos catalães chegavam ao local já comentando sobre o jogo e todos eles com severas críticas ao desempenho da seleção espanhola.

"Te digo que para mim dá na mesma se a Espanha ganhar ou perder. Prefiro ver o Barcelona ganhar. Agora ser derrotado desse jeito é vexatório demais. Tudo precisa mudar no time. A começar pelo goleiro. É uma vergonha", frisou o comerciante Ramón Alvarez.

Os principais jornais da Catalunha exibiram capas fortes com o sentimento de vergonha deixado pela seleção espanhola. O "Sport" escreve "Ridículo para começar". O "Mundo Deportivo" tem na capa o título "Sexta-feira 13", com uma foto do holandês Robben comemorando com Casillas ajoelhado.

"Os zagueiros centrais estiveram muito mal. E você pode soma a isso um Casillas que começou como salvador, mas acabou falhando em quatro dos cinco gols da Holanda", escreveu o jornalista do "Mundo Deportivo" presente no jogo em Salvador, Manel Bruña.

Apesar da vergonha com o resultado, o jovem Sergio Frailer não deixou de vestir a camisa da seleção espanhola para andar na rua na manhã deste sábado em Barcelona. Para ele, o pessimismo com relação ao desempenho da "Fúria" já estava presente antes mesmo da Copa: "Eu não acreditava nem em classificação no grupo. A Espanha não está jogando bem faz muito tempo, e nós conseguíamos enxergar possibilidade disso acontecer", disse Sergio.

Com um grupo de amigos na rua, foi Frailer quem levantou a teoria de que a crise atual do Barcelona, sem título de expressão na última temporada e com exigência de reformulação do plantel por parte da torcida, está relacionado com a atuação da seleção espanhola.

"Aqui em Barcelona  todos sabemos que se a coisa anda mal com o time, a seleção vai sofrer. Não digo isso pela presença do Piquet, Alba, Xavi, Iniesta, Pedro, mas sim pela filosofia de jogo semelhante que é implementada pelo (Vicente) Del Bosque (treinador da Espanha)", opinou.

"O 'tiki-taka' da Espanha é o mesmo do Barcelona. Se um falhou, o outro vai passar pela mesma situação. Agora, continua sendo forte o suficiente para ganhar do Chile, da Austrália, e do Brasil nas oitavas. Vejo a Espanha com chances de chegar até a semifinal", comentou o otimista  Rúben Arranz.

"Eu não vi o jogo, pois estava em um jantar da minha empresa. Claro que quando fiquei sabendo do resultado tive um baque muito grande, mas posso te dizer que a derrota era previsível. O Barcelona terminou a temporada jogando mal, então não tem como a Espanha jogar bem", Rodrigo Miquel.

Em Barcelona, encontrar catalão favorável em separar a região da Espanha é tarefa simples. Assim sendo, a opinião de que a seleção espanhola não tem valor sentimental também se faz presente. Alguns, até gostaram da derrota.

"A Espanha leva muito tempo impondo suas normas e maltratando a Catalunha, e a Copa do Mundo é esporte, mas também é política. Então, melhor que perca mesmo", disse a advogada Eulália Rosset.

"Posso dizer que nem vi o jogo, mas não é questão de torcer contra ou não. É realmente não se importar", disse Rodrigo Miquel.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos