Governador do MT prioriza conclusão de obras e abre mão até de indenização

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Divulgação/ Governo de Mato Grosso

    Com mandato até dezembro, Silval Barbosa (PMDB) corre para entregar obras em Cuiabá; vale até obra incompleta

    Com mandato até dezembro, Silval Barbosa (PMDB) corre para entregar obras em Cuiabá; vale até obra incompleta

O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), fez na manhã de quarta-feira o que tem sido um dos principais desafios para quem vive em Cuiabá: andou pela cidade. O roteiro eleitoreiro foi montado para uma inauguração coletiva de obras de mobilidade urbana. O mandato estadual termina em dezembro, e isso transformou o cronograma das intervenções em contagem regressiva. Para concluir o maior número possível de iniciativas, Silval admitiu abrir mão até de R$ 1 milhão em indenizações.

O valor é o que a Secopa-MT já aplicou em multas por atrasos nas obras. A secretaria trabalhou com mais de 30 empreiteiras nas intervenções espalhadas por Cuiabá. O plano da cidade para a Copa incluiu 56 iniciativas, e apenas 19 haviam sido entregues até quarta-feira.

"Nós queremos a obra, e eles querem entregar. Não adianta você fazer terrorismo", disse Silval Barbosa em entrevista coletiva. "O que eu quero aqui é obra construída. Não é o caso de partir para uma briga no campo judicial", completou.

O passeio de Silval Barbosa pelas ruas de Cuiabá serviu para inaugurar até mesmo obras incompletas. A versão oficial do Governo do Mato Grosso é que faltam apenas ajustes e serviços de paisagismo nas intervenções que não foram concluídas.

"Tudo vai ser entregue até dezembro", afirmou Silval ao ser questionado sobre o impacto que o fim do mandato poderia ter para as obras. "Se eventualmente uma ou outra coisa não for entregue, elas também vão continuar no próximo governo. Os recursos já estão assegurados".

O cronograma de Silval até dezembro inclui até o VLT (veículo leve sobre trilhos). Principal obra de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa, o trem com 23 quilômetros de extensão tem custo de R$ 1,5 bilhão e história permeada por polêmicas – licitação que não escolheu o preço mais baixo e denúncias sobre propinas, por exemplo.

No passeio pela cidade, Silval condicionou o atraso do VLT a mudanças na fiação, paralisações judiciais, chuvas e desapropriações: "Em qualquer outro país, uma obra como essa levaria seis anos para ficar pronta. Nós vamos entregar em quatro". Durante a Copa, corredores em que passaria o trilho do bólido foram cobertos por grama para amenizar a sensação de que a cidade está em obras.

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