Após jogo, gringos curtem show sertanejo em Cuiabá: "Agora começou a Copa"
Guilherme Costa
Do UOL, em Cuiabá (MT)
O clima foi tenso em grande parte do jogo. No pênalti que originou o segundo gol do Brasil, silêncio da marcação até a comemoração de Neymar. A seleção da casa venceu a Croácia por 3 a 1 em São Paulo na abertura da Copa de 2014, mas o ambiente do Fifa Fan Fest em Cuiabá durante a partida teve pouco da festa que turistas estrangeiros esperavam encontrar no país. Pelo menos até a bola parar. Depois, bastaram as primeiras notas da dupla sertaneja João Neto e Frederico para transformar o espaço em uma balada.
Antes mesmo de a bola rolar, torcedores estrangeiros mostraram que um dos intuitos deles no Brasil passa longe do futebol. Um grupo de chilenos parou em um bar perto da entrada do Fan Fest, por exemplo, e gritou o nome do país anfitrião para cada mulher que passava pela rua.
Durante o jogo, porém, houve pouco espaço para isso. Como a Croácia saiu na frente logo aos 10min do primeiro tempo, o clima no Fan Fest ficou tenso. Até as fotos e as conversas no espaço diminuíram.
A tensão começou a se dissipar quando Neymar empatou para a seleção brasileira, e ficou ainda menor depois que o camisa 10 fez o segundo no jogo. Prova disso é que o terceiro dos donos da casa foi celebrado em Cuiabá com cerveja para o alto e abraços entre brasileiros e estrangeiros.
No segundo tempo, duas torcedoras brasileiras deram um bom prenúncio do que aconteceria quando a bola parasse de rolar. Uma delas gritava efusivamente sempre que o jogador Kaká era focalizado no telão. Outra ameaçou deixar o Fan Fest quando Hulk foi substituído. "Sem ele, por que ver o jogo?", questionou.
Quando acabou Brasil 3 x 1 Croácia, já estava anoitecendo em Cuiabá (a cidade tem uma hora a menos do que o fuso de Brasília). João Neto e Frederico subiram ao palco usando camisas da seleção e começaram o show com o hit "Lelelê". Era o que faltava para transformar o Fan Fest em mais festa do que fãs.
Inicialmente, casais de brasileiros dançaram em vários pontos. Estrangeiros olhavam, entre atônitos e curiosos. Mas ainda na primeira música essa distância já tinha sido superada. Locais dançavam com visitantes, e até alguns casais se formaram.
"Agora começou a Copa", declarou um torcedor chileno. "As festas são a melhor coisa do Brasil", completou.
O Fan Fest da Fifa em Cuiabá atraiu 22 mil pessoas nesta quinta-feira, segundo a Secretaria Especial de Segurança Pública do Mato Grosso. O espaço não cobra ingressos.