Chilenos e brasileiros criam clima de arquibancada em Fan Fest de Cuiabá

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

Quem é o adversário do Brasil no primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014? Horas antes da abertura, essa parece ser uma pergunta fácil. Desde que você não esteja no Fan Fest montado pela Fifa em Cuiabá, onde brasileiros e chilenos criaram um clima de arquibancada entre as duas seleções.

O Brasil abrirá a Copa do Mundo nesta quinta-feira, em São Paulo, contra a Croácia (às 17h de Brasília, com acompanhamento ao vivo do UOL Esporte). Em Cuiabá, o primeiro jogo do torneio será na sexta-feira, entre Chile e Austrália, às 19h (também de Brasília).

No início desta quinta-feira, as torcidas de Brasil e Chile eram maioria no Fan Fest de Cuiabá. Sobretudo nas primeiras horas, os chilenos reuniram um grupo barulhento nas arquibancadas e encheram o local com gritos de apoio à seleção que só entrará em campo no dia seguinte.

Quando os turistas começaram a gritar "Chile", brasileiros reagiram e começaram a entoar o nome do país-sede da Copa. O duelo criou um clima de arquibancada, sem que nenhuma das torcidas provocasse ou agredisse a outra.

O Fan Fest de Cuiabá começou com uma apresentação de música local. Menos de 50 pessoas acompanharam o show – havia mais funcionários do que gente no espaço até esse momento.

Nas horas seguintes, o fluxo de pessoas pelo Fan Fest cresceu. Um grupo ocupou um dos cantos, ao lado do palco, e começou a oferecer pinturas gratuitas para unhas e rostos. Até o momento em que foram abordados pela reportagem, com exceção de uma bandeira da Austrália, todas as decorações pedidas a eles foram alusivas ao Brasil. Mesmo para estrangeiros.

"O povo gosta muito do Brasil. Não tem jeito. Até os estrangeiros vieram aqui e quiseram pintar a cara com a nossa bandeira", disse uma das responsáveis pelos adereços.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos