Português "maluco" pedalou 5 mil km e quer se atirar em ônibus por seleção
Danilo Lavieri
Do UOL, em Campinas
-
Danilo Lavieri/UOL
11.jun.2014 - Jorge Franco, 42 anos, pedalou 5 mil km desde Porto Alegre até Campinas para acompanhar a chegada da seleção portuguesa
O clichê "louco por futebol" é usado frequentemente para descrever torcedores fanáticos. Para o português Jorge Franco, porém, o termo se aplica de um jeito nunca antes visto. Natural de Setúbal, a 70 quilômetros de Lisboa, Franco está em Campinas acompanhando a seleção portuguesa, que se prepara para a Copa do Mundo.
Aos 42 anos de idade, o português já pedalou 5 mil quilômetros – de Fortaleza a Campinas. Ao passar pela capital paulista, no entanto, acabou sendo atropelado. Passou por cirurgia na perna an cidade do interior paulista, voltou a Portugal para se tratar e viajou novamente ao Brasil.
"Foi muito sacrificante pedalar esses 5 mil km, mas é mais difícil Portugal ser campeão", afirma bem humorado.
Franco tem ingressos para os três jogos de Portugal na primeira fase do Mundial. Na torcida por Cristiano Ronaldo e seus companheiros, faz duas promessas, no mínimo, bizarras: primeiro, promete ir de bicicleta de Campinas até o Rio de Janeiro caso sua seleção vá para a final; depois, diz que vai se atirar na frente de um ônibus em São Paulo.
""Vou me agarrar na bicicleta e me tacar na frente do ônibus, quero ver o time de qualquer jeito" diz.
Jorge Franco está acostumado a acompanhar a seleção portuguesa: já é sua terceira Copa do Mundo. Além dos Mundiais, também já seguiu o time em cinco Eurocopas.