Neymar do Equador é cheio de estilo. Mas comparação para por aí
Marinho Saldanha
Do UOL, em Viamão (RS)
-
Marinho Saldanha/UOL
Fidel Martínez é chamado de 'Neymartinez', mas a comparação com o brasileiro é só pelo estilo
Cabelo tingido de loiro, raspado dos lados, alto no centro. Sorridente, esguio, jovem. Em treinamento, uma chuteira de cada cor, gola, luvas para proteger do frio gaúcho e muitos malabarismos. Neymar? Não. Fidel Martínez. Mas um desavisado poderia bem confundir os dois em uma olhada rápida. Só que tal equívoco só aconteceria se não tivesse uma bola rolando por perto, garantem os equatorianos.
De tanta semelhança com o craque brasileiro, Martínez, de 24 anos, que defende o Tijuana, do México, é chamado por muitos de 'Neymartinez'. Mas as comparações não podem ir além disso. Os equatorianos lembram que não há razão para colocar ambos no mesmo patamar.
"Não tem comparação. O Martínez é um jogador que trabalha pouco pelo time. Muito individualista", disse Carlos Delgado, torcedor que acompanhou o Equador no treinamento desta terça;
Nem mesmo com as mulheres a fama é a mesma. Neymar carrega 'Neymarzetes' por onde passa. Gritos, choro, homenagens, tudo parte das meninas. Martínez tem poucas fãs.
"Para mim ele é um menino. Não chama atenção. O talento até um pouco mais do que a aparência. Vamos torcer muito por ele no mundial, mas não cabe comparação com Neymar", disse a atriz Sofia Caiche, que acompanha a seleção equatoriana pela rede TC Equador. "Como joga fora do país, não tem tanto apoio assim das meninas", completou.
Colega de Sofia, a jornalista Maria José Flores é taxativa ao comparar o original e o genérico de Neymar. "O Neymar é muito melhor jogador. E também mais bonito", sorriu. "Se parece algo, é só fisicamente", concluiu.
O técnico Reinaldo Rueda concorda. Tanto que Martínez é reserva da seleção. Os meias são Montero e Antonio Valencia e o ataque formado por Enner Valencia e Caicedo.
Como curiosidade, Fidel Martínez passou pelas categorias de base do Cruzeiro, em 2007, sem sucesso. No Equador, se destacou pelo Deportivo Quito, de onde saiu para atuar no Tijuana.
O Equador está no grupo E da Copa do Mundo e estreia domingo, às 13h, diante da Suíça, em Brasília. A seleção está realizando período de treinamentos em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.