Arquidiocese do Rio pede, e TV italiana tira camisa da Azzurra do Cristo

Danilo Valentini

Do UOL, em São Paulo

Um comercial de 30 segundos exibido pela emissora estatal da Itália provocou irritação na Arquidiocese do Rio de Janeiro, no final da última semana. O vídeo, que se encerrava com a imagem do Cristo Redentor vestindo a camisa azul da seleção italiana, gerou ação imediata da entidade religiosa.

O filme publicitário da RAI foi modificado assim que a Arquidiocese do Rio entrou em contato pedindo a remoção alegando que o Cristo Redentor é "um símbolo religioso que não pode ter nenhuma modificação", como alegou a coordenadora jurídica da entidade, Claudine Miliane.

A Arquidiocese nega que tenha havido medida judicial ou pedido de indenização. "Nos manifestamos apenas pedindo a retirada, e a RAI, inclusive, já se manifestou no sentido de fazer uma retratação mais formal". O comercial foi editado e mantido no ar sem a exibição do Cristo vestido com a Azzurra.

Os direitos autorais de exploração comercial do Cristo Redentor pertencem à própria Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, liderada atualmente pelo cardeal Orani João Tempesta.

"Sempre temos solicitações de utilização do Cristo Redentor vestido com alguma coisa, mas não autorizamos. É um símbolo de veneração dos católicos e é preciso respeitar", completou Miliane.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos