Adversário do Brasil usa sentinelas e federais para caçar espiões em treino

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação/Santos FC

    Seleção do México realiza somente treinos secretos no CT Rei Pelé, em Santos-SP

    Seleção do México realiza somente treinos secretos no CT Rei Pelé, em Santos-SP

A cordialidade entre brasileiros e mexicanos na Copa do Mundo termina dentro das quatro linhas do campo de futebol. Apesar de não cansar de elogiar a recepção calorosa dos anfitriões em Santos-SP, a seleção do México, segundo adversário do Brasil no Mundial, tem uma postura bem diferente quando o assunto é "esconder o jogo" em prol de uma classificação para as oitavas de final no Grupo A.

Os treinos do México são realizados com portões fechados desde a última segunda-feira, no CT Rei Pelé. Além de proibir a entrada dos jornalistas nas atividades, a blindagem conta com forte esquema de segurança. O clube, inclusive, colocou três seguranças de sentinela no terceiro andar da sala de imprensa do CT para evitar que algum "espião" faça imagens de prédios vizinhos.

A equipe de reportagem de uma emissora de televisão brasileira sentiu a fúria dos mexicanos ao tentar registrar imagens do treino. Os cinegrafistas se deslocaram a um apartamento vizinho do CT para registrar imagens de uma bandeira que desejava boas-vindas aos mexicanos e aproveitou para filmar o treino secreto comandado pelo técnico Miguel Herrera.

Os "sentinelas" perceberam que a reportagem estava no prédio filmando o treino e chamaram a Polícia Federal, que foi ao local, exigiu que a equipe descesse e ainda tirou fotos das credenciais dos jornalistas. O México prometeu acionar a Fifa para caçar o direito deles de cobrir o Mundial.

Tudo é feito para evitar que vaze informações do time mexicano que encara Camarões, Brasil e Croácia na Copa. Nesta terça-feira, por exemplo, o México não cumpriu a promessa de liberar a entrada da imprensa nos 15 minutos finais do treino.

O México realizou apenas uma atividade aberta, que ocorreu no último domingo. Na ocasião, o técnico Miguel Herrera comandou apenas um treino recreativo. Na sequência, o treinador e os jogadores mexicanos concederam entrevistas coletivas.

Em sua única entrevista, Herrera reforçou a estratégia de fazer mistério. Ele disse que todos os jogadores são titulares ao ser questionado sobre o time que inicia a partida contra Camarões. O treinador, inclusive, não definiu que será o goleiro titular. Jesús Corona, do Cruz Azul, Guillermo Ochoa, do Ajaccio e Alfredo Talavera, do Toluca, brigam pela posição.

"Hoje (domingo) vamos tomar essa decisão e amanhã (última segunda-feira), quando treinarmos, já se saberá quem é o goleiro. A decisão final é minha. São goleiros impressionantes, competem entre si em quem trabalha mais. Os três se matam. Sou feliz por ter goleiros desse nível. Cada um tem sua qualidade. Não vejo nenhuma diferença, vou tomar uma decisão, mas todos trazem segurança".

"Qual é o time titular? Jogamos três partidas e fiz mudanças. Não tem um time, vamos definir quem são os onze titulares. Nesse momento não há insatisfação, vamos conversar como grupo, todos 23 são titulares nos seus times, mas na seleção temos de ter onze", completou. .

Antes da estreia diante de Camarões na próxima sexta-feira, na Arena Dunas, em Natal, o México realiza o último treino na cidade de Santos nesta quarta-feira. Em seguida, a delegação viaja para Natal, com chegada prevista para as 19h30 (de Brasília). Na quinta, Miguel Herrera e seus comandados realizaram o treino de reconhecimento de gramado.

Seleção Mexicana de Futebol
Seleção Mexicana de Futebol

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos