Em treino do México, policiais voltam a caçar espiões e irritam moradores

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Samir Carvalho/UOL

    Polícia Federal aborda moradores em Santos-SP para caçar "espiões" durante treino do México

    Polícia Federal aborda moradores em Santos-SP para caçar "espiões" durante treino do México

A seleção do México voltou a fechar o treino e caçar espiões na manhã desta quarta-feira, no CT Rei Pelé. Além disso, a assessoria de imprensa do time de Miguel Herrera pediu novamente para a Polícia Federal perseguir equipes de televisão que estavam registrando imagens dos prédios vizinhos.

Oito policiais federais abordaram os moradores após receberem a denuncia do México. A ação da polícia, inclusive, tem irritado os vizinhos do centro de treinamento do Santos.

"Na verdade é péssimo para nós, pois o que é calmo está perturbado, estamos visados por vários motivos. A Polícia Federal se move de uma forma absurda, mais de dez policiais. O dia que tem uma manifestação, alguma coisa para a segurança das pessoas, eles não aparecem", afirmou Viviane Vasquez, proprietária de uma padaria que fica em frente ao CT Rei Pelé.

A Polícia Federal ainda reclamou dos jornalistas que o seguiram até os prédios vizinhos. "Não está acontecendo nada, podem ir (repórteres). Não sabemos se são jornalistas que estão lá dentro. O México disse apenas que estão filmando o treino e não pode", disse um dos policiais.

Os treinos do México são realizados com portões fechados desde a última segunda-feira, no CT Rei Pelé. Além de proibir a entrada dos jornalistas nas atividades, a blindagem conta com forte esquema de segurança. O clube, inclusive, colocou três seguranças de sentinela no terceiro andar da sala de imprensa do CT para evitar que algum "espião" faça imagens de prédios vizinhos.

A equipe de reportagem de uma emissora de televisão brasileira sentiu a fúria dos mexicanos ao tentar registrar imagens do treino. Os cinegrafistas se deslocaram a um apartamento vizinho do CT para registrar imagens de uma bandeira que desejava boas-vindas aos mexicanos e aproveitou para filmar o treino secreto comandado pelo técnico Miguel Herrera.

Os "sentinelas" perceberam que a reportagem estava no prédio filmando o treino e chamaram a Polícia Federal, que foi ao local, exigiu que a equipe descesse e ainda tirou fotos das credenciais dos jornalistas. O México prometeu acionar a Fifa para cassar o direito deles de cobrir o Mundial.

Tudo é feito para evitar que vaze informações do time mexicano que encara Camarões, Brasil e Croácia na Copa.

Antes da estreia diante de Camarões na próxima sexta-feira, na Arena Dunas, em Natal, o México realizou o último treino na cidade de Santos nesta quarta-feira. Em seguida, a delegação viajou para Natal, com chegada prevista para as 19h30 (de Brasília). Na quinta, Miguel Herrera e seus comandados realizaram o treino de reconhecimento de gramado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos