No 1º dia sob chancela da Fifa, seleção treina sem placas de patrocinadores

Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Do UOL, em Teresópolis

A Granja Comary, como mostrou o UOL Esporte no último sábado, agora pertence à Fifa. Só que neste domingo, no primeiro treino sob a chancela da entidade, os patrocinadores da Copa do Mundo não apareceram, já que a seleção treinou no campo 2 de seu CT, justamente aquele que não está cercado por placas de publicidade. 

O UOL Esporte consultou a CBF e o Comitê Oranizador da Copa para saber de quem seria a responsabilidade pelas placas. Os dois órgãoes responderam que cabe à Fifa cercar os gramados de sua publicidade oficial, e que ela não teria feito isso em todos os campos da Granja Comary, o que permitiu o problema deste domingo. 

A Fifa, também questionada pelo UOL Esporte, deu uma resposta diferente. Segundo a assessoria de imprensa da entidade explicou, por meio de contato telefônico, o controle da publicidade nos CT's é do Comitê Organizador. Quando a reportagem argumentou que a informação era diferente daquela apresentada por CBF e COL, a comunicação da entidade prometeu apurar melhor e dar um retorno, o que ainda não aconteceu. 

A questão se torna importante pelo valor investido pelas companhias para aparecerem ligadas ao torneio. Sexta passada foi o último dia em que as seleções puderam treinar exibindo os seus próprios patrocinadores. Daí em diante a Fifa aplica o chamado "blecaute" nos ambientes sob a sua chancela, deixando à vista apenas os seus próprios parceiros, para que não haja conflito.

No caso da CBF, por exemplo, Nike, Samsung, Mastercard, Gatorade e Volkswagen, todos ligados à seleção, dão lugar a Adidas, Sony, Visa, Powerade e Hyundai, parceiros da Fifa e da Copa do Mundo.

Em Teresópolis, onde a seleção está treinando, esse processo foi feito no campo principal, que fica exatamente diante da arquibancada onde os jornalistas e câmeras ficam posicionados. No gramado auxiliar, que fica ao lado, foram retiradas as placas dos parceiros da CBF, que estavam ali até semana passada, mas nada foi inserido no lugar.

Neste domingo, Felipão levou seus jogadores para o campo pela primeira vez desde o amistoso contra a Sérvia, na sexta, vencido por 1 a 0. Segundo a CBF, a opção pelo gramado auxiliar, sem as placas, não teve nada a ver com questões de publicidade. Teria sido, na verdade, uma opção de Felipão para não prejudicar o estado do espaço principal.téria. 

Essa não é a primeira vez que a seleção tem problemas do tipo. No ano passado, a dois dias da semifinal contra o Uruguai, um erro da Fifa na colocação das placas de publicidade em um treino em Belo Horizonte fez com que os patrocinadores da Fifa e da Copa das Confederações "sumissem" de fotos e vídeos da atividade. 

O local onde as placas são instaladas é sempre estratégico. A ideia dos marqueteiros é que as logomarcas fiquem sempre atrás dos jogadores, de modo que fotógrafos e cinegrafistas não consigam "driblá-las" na hora da captação. 

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