A Granja Comary agora é da Fifa. Nem patrocinadores da CBF têm espaço
Luiza Oliveira e Pedro Ivo Almeida
Do UOL, em Teresópolis (RJ)
-
Flavio Florido/UOL
Placas de patrocinadores da Fifa foram colocadas ao redor do campo da Granja Comary na sexta
A Granja Comary sempre foi a casa da seleção brasileira e assim é chamada por jogadores, comissão técnica, torcida e população de Teresópolis nesta fase de preparação para a Copa do Mundo. A partir deste sábado, no entanto, o local que pertence à CBF desde 1987 também terá outra dona: a Fifa.
Como consta na regulamentação geral do Mundial, a entidade que dirige o futebol pelo mundo passará a controlar também o local de preparação dos brasileiros neste final de semana, mudando o visual e controlando o acesso do centro de treinamento na região serrana do Rio de Janeiro.
Na última sexta-feira, com o time de Luiz Felipe Scolari em São Paulo para o amistoso contra a Sérvia – vitória por 1 a 0 –, funcionários da Granja e do Comitê Organizador Local (COL) já trabalhavam nas mudanças. E a primeira providência foi retirar as placas de patrocinadores da CBF.
Marcas de empresas como Nike, Vivo, Embratel, Samsung, Sadia, Itaú, Extra, Unimed, Garoto, Gillete e Master Card deram lugar às placas de concorrentes como Sony, Visa, Adidas, Hyundai, Oi, Emirates e McDonald's – patrocinadores da Fifa e da Copa do Mundo.
Além disso, será a Fifa a nova responsável por determinar quem pode ou não entrar na Granja Comary para coberturas de treinos e coletivas. À CBF, só caberá o controle interno dos corredores de concentração e vestiários.
Nas áreas internas e de imprensa, os patrocinadores da CBF poderão continuar com suas ações de marketing. Nenhuma placa de publicidade destas marcas, no entanto, poderá estar virada para o campo ou em local visível para câmeras de TV e fotógrafos que acompanharão as atividades.
E as determinações não valem apenas para a Granja Comary. Todos os centros de treinamento que receberão seleções do Mundial terão que "vestir" a roupagem da Fifa a partir deste sábado.
Outra mudança será no transporte do time de Felipão. Nos próximos dias, a delegação passará a se locomover no ônibus oficial da Copa do Mundo. O veículo é customizado por uma das patrocinadoras da competição com as cores do país e a frase "Preparem-se, o hexa está chegando!".