A Granja Comary agora é da Fifa. Nem patrocinadores da CBF têm espaço

Luiza Oliveira e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

  • Flavio Florido/UOL

    Placas de patrocinadores da Fifa foram colocadas ao redor do campo da Granja Comary na sexta

    Placas de patrocinadores da Fifa foram colocadas ao redor do campo da Granja Comary na sexta

A Granja Comary sempre foi a casa da seleção brasileira e assim é chamada por jogadores, comissão técnica, torcida e população de Teresópolis nesta fase de preparação para a Copa do Mundo. A partir deste sábado, no entanto, o local que pertence à CBF desde 1987 também terá outra dona: a Fifa.

Como consta na regulamentação geral do Mundial, a entidade que dirige o futebol pelo mundo passará a controlar também o local de preparação dos brasileiros neste final de semana, mudando o visual e controlando o acesso do centro de treinamento na região serrana do Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira, com o time de Luiz Felipe Scolari em São Paulo para o amistoso contra a Sérvia – vitória por 1 a 0 –, funcionários da Granja e do Comitê Organizador Local (COL) já trabalhavam nas mudanças. E a primeira providência foi retirar as placas de patrocinadores da CBF.

Marcas de empresas como Nike, Vivo, Embratel, Samsung, Sadia, Itaú, Extra, Unimed, Garoto, Gillete e Master Card deram lugar às placas de concorrentes como Sony, Visa, Adidas, Hyundai, Oi, Emirates e McDonald's – patrocinadores da Fifa e da Copa do Mundo.

Além disso, será a Fifa a nova responsável por determinar quem pode ou não entrar na Granja Comary para coberturas de treinos e coletivas. À CBF, só caberá o controle interno dos corredores de concentração e vestiários.

Nas áreas internas e de imprensa, os patrocinadores da CBF poderão continuar com suas ações de marketing. Nenhuma placa de publicidade destas marcas, no entanto, poderá estar virada para o campo ou em local visível para câmeras de TV e fotógrafos que acompanharão as atividades.

E as determinações não valem apenas para a Granja Comary. Todos os centros de treinamento que receberão seleções do Mundial terão que "vestir" a roupagem da Fifa a partir deste sábado.

Outra mudança será no transporte do time de Felipão. Nos próximos dias, a delegação passará a se locomover no ônibus oficial da Copa do Mundo. O veículo é customizado por uma das patrocinadoras da competição com as cores do país e a frase "Preparem-se, o hexa está chegando!".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos