Felipão terá time titular mais testado que antecessores na Copa

Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Do UOL, em Teresópolis

  • EFE/SEBASTIÃO MOREIRA

    Seleção brasileira entra no gramado do estádio do Morumbi para amistoso contra Sérvia

    Seleção brasileira entra no gramado do estádio do Morumbi para amistoso contra Sérvia

Desde a Copa de 2002, com o próprio Luiz Felipe Scolari no comando, nenhum outro técnico teve menos tempo para trabalhar a seleção antes do torneio. Carlos Alberto Parreira e Dunga fizerem o ciclo completo de quatro anos antes do Mundial. Apesar disso, será com Felipão, há um ano e meio no cargo, que o time que deve começar o torneio jogou junto mais vezes.

O técnico cravou que o seu 11 inicial será o mesmo que venceu a Copa das Confederações e que iniciou o amistoso contra a Sérvia em São Paulo. Essa equipe, com Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred, jogou junto seis vezes. Foram quatro partidas da Copa das Confederações, um amistoso contra a França, antes do torneio em 2013, e o jogo da última sexta. O aproveitamento é de 100%.

O time de Dunga que disputou a Copa de 2010 estreou com um time titular que nunca tinha iniciado uma partida antes. Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano. A base da equipe já vinha jogando junto há muito tempo, mas por lesões e até testes que o técnico fez na reta final, a formação do 11 titular era inédita.

No último amistoso antes da convocação, em fevereiro de 2010, contra a Irlanda, o técnico não pode contar com Luís Fabiano e escalou Adriano, que nem foi à Copa, como centroavante. Já no período de preparação, nos dois jogos antes do torneio, Dunga fez testes e poupou titulares. Thiago Silva jogou contra Zimbábue no lugar de Juan e Gomes foi o titular no amistoso com a Tanzânia. Júlio César era o titular no Mundial. 

Em 2006, o time da estreou com a Croácia tinha jogado três partidas com a mesma formação. O time com Dida, Cafu, Lúcio, Juan, Roberto Carlos, Émerson, Zé Roberto, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano tinha vencido a Venezuela, nas eliminatórias de 2005, a Nova Zelândia e o FC Lucerna, durante a preparação para a Copa.

Com Felipão, em 2002, o time titular estreou sem nunca ter jogado uma partida junto. Até porque a equipe testada nos amistosos de preparação para a Copa tinha Émerson no meio campo. O volante foi cortado após lesionar o ombro na antevéspera da estreia contra a Turquia e foi substituído por Gilberto Silva.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos