Seleção aproveita último dia e faz propaganda de fones de ouvido pop

Gustavo Franceschini, Luis Augusto Simon, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    David Luiz e seus fones de ouvido personalizados após partida entre Brasil e Sérvia, no Morumbi

    David Luiz e seus fones de ouvido personalizados após partida entre Brasil e Sérvia, no Morumbi

Quem viu as entrevistas dos jogadores da seleção brasileira após a vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia deve ter reparado nos fones de ouvido que eles carregavam. As fabricantes do produto agradecem a atenção, mas agora eles devem desaparecer. Um dia antes da Sony tomar o espaço de forma exclusiva, atletas como Fred e David Luiz desfilaram com seus aparelhos enormes, garantindo uma última publicidade gratuita antes da Copa do Mundo. 

Para evitar que marcas rivais aproveitem o espaço reservado às suas patrocinadoras, a Fifa determina o que ela chama de "blecaute". Nenhuma empresa que não esteja ligada à entidade ou à Copa do Mundo poderá exibir sua logomarca. Isso inclui o pescoço dos jogadores.

Desde 2010 as empresas que produzem fones de ouvido premium, que custam mais de R$ 1 mil, expõem seus materiais quando os jogadores passam pela imprensa nas chamadas zonas mistas dos estádios. Alguns ganham para isso. Na seleção, por exemplo, Neymar tem contrato com a Monster, produtora do modelo Beats by Dr. Dre. Thiago Silva, por sua vez, é patrocinado pela Skullcandy.

Na Copa, nenhum deles poderá fazer a propaganda. Para evitar o chamado marketing de emboscada, a Sony, patrocinadora da Fifa, lançou o fone oficial da Copa do Mundo, o único que poderá ser utilizado nos ambientes geridos pela entidade, como os momentos anteriores e posteriores à partida.

"É bem provável que os jogadores que têm patrocínio abram mão de usar qualquer fone de ouvido. Até por uma questão contratual. As chuteiras continuam a ser a única barreira permitida pela Fifa para que os jogadores possam atuar na Copa do Mundo", escreveu Erich Beting, blogueiro do UOL Esporte e especialista em marketing esportivo. 

Isso só vale a partir deste sábado, quando começa o "blecaute". Um dia antes, portanto, Maxwell, David Luiz e Fred, entre outros, puderam passar tranquilamente em frente às câmeras com o produto. O zagueiro, como mostra a imagem, usa um modelo verde-amarelo exclusivo, que tem seu nome e o símbolo da CBF.

O centroavante também ostentou o seu modelo, mas nem disfarçou o fato de não estar ouvindo nada. Desatento, brincava com o plugue desconectado nas mãos enquanto o fone repousava no pescoço.

O mercado é tão importante que a Beats lançou, na última semana, um comercial global com seus principais astros. O filme tem Neymar como principal astros, mas mostra o desfile de estrelas contratadas da marca, que incluem os alemães Gotze e Schweinsteiger, o holandês Van Persie, o espanhol Fabregas, o uruguaio Luis Suarez e Lebron James e Serena Willians, astros do basquete e do tênis respectivamente. 

Neymar estrela comercial ao lado de Lebron e Fabregas

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