CT que a Fifa vai usar em Cuiabá terá obras durante a Copa

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

O projeto de Cuiabá para receber a Copa de 2014 tinha dois COTs (centros oficiais de treinamento), mas a Fifa vetou o uso do equipamento de Barra do Pari no início da competição. Contudo, isso não quer dizer que a situação esteja muito melhor no espaço da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), que será usado pelas seleções que passarão pela capital mato-grossense. A obra tem pouco mais do que 70% de conclusão, e os funcionários seguirão trabalhando até no período do Mundial.

Para amenizar o atraso, a obra tem sido feita em ritmo normal mesmo no fim de semana. Segundo relatos de funcionários, o turno tem sido estendido até 22h em todos os dias.

Na sexta-feira, as quatro torres de iluminação foram instaladas e testadas. Na manhã de sábado, o campo recebeu marcação. Seguindo o cronograma atual, a ideia é que o COT da UFMT tenha um vestiário, um auditório e os acessos prontos até a próxima terça-feira. O restante do aparato será concluído somente depois da Copa.

Ainda assim, haverá trabalho no espaço durante o Mundial. Serviços como pintura e acabamento, por exemplo, serão feitos em meio ao cronograma da Copa. Cuiabá vai receber quatro jogos do torneio, e o primeiro será Chile x Austrália, marcado para o dia 13 de junho.

A programação das duas seleções deu uma ajuda para Cuiabá. As delegações de Chile e Austrália chegarão à cidade na noite de quarta-feira (11 de junho) e farão apenas um treino na cidade. Nos dois casos, essa atividade será um reconhecimento do gramado da Arena Pantanal.

As obras da UFMT, portanto, têm sido voltadas ao segundo jogo da Copa em Cuiabá (Rússia x Coreia do Sul, marcado para 17 de junho). A ideia é que o aparato tenha condições de receber as seleções nos dias anteriores a esse duelo.

A Secopa-MT ainda trabalha para viabilizar a Barra do Pari antes de Rússia x Coreia do Sul. Segundo relatos de funcionários da obra, no entanto, é impossível que o COT tenha condições mínimas para abrigar as seleções durante a Copa.

Na última quinta-feira, em aditivo publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), o governo do Mato Grosso jogou para agosto de 2014 o prazo de conclusão das obras dos COTs.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos