Centros Oficiais de Treino de MT não ficarão prontos até a Copa, diz TCE

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

Os dois COTs (Centro Oficial de Treinamento) que estão sendo construídos no Mato Grosso para a Copa do Mundo que começa no próximo dia 12 não ficarão prontos a tempo do Mundial de futebol. Esta é a conclusão do grupo de acompanhamento das obras da Copa do TCE-MT (Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso), de acordo com relatório publicado na última sexta-feira.

Os COTs servirão para a preparação das seleções em seus treinamentos diários durante a Copa do Mundo. Por contrato assinado com a Fifa, todas as cidades-sede da Copa devem disponibilizar pelo menos dois COTs para as seleções. Eles precisam ter uma série de características previstas contratualmente, como salas de imprensa, sistemas e equipamentos de segurança e proximidade a aeroporto, estádio da Copa e hotéis. 

De acordo com a previsão inicial do governo brasileiro, todos os COTs deveriam ter sido concluídos até dezembro de 2012. No Mato Grosso, as licitações para as obras ocorreram somente no final do ano passado.

Juntos, os centros vão custar mais de R$ 40 milhões, recursos advindos exclusivamente dos cofres públicos federal e mato-grossense. O valor não inclui o custo dos equipamentos que serão adquiridos para equipar os estádios, como câmeras e sistemas de segurança e equipamentos esportivos e de fisioterapia.

De acordo com o TCE-MT, é certo que os dois COTs de Mato Grosso não estarão prontos até a Copa. "Quanto aos Centros Oficiais de Treinamento (COT), do Pari e da UFMT, não há condições de cumprimento da meta de total conclusão da obra", informa relatório do órgão. A informação se torna evidente quando se observa as fotos das obras dos centros divulgadas pelo TCE-MT no último dia 16. Além delas, imagens feitas no último dia 20 pelo próprio Governo do Estado do Mato Grosso deixam claro a irreversibilidade do atraso nas empreitadas.

Em que pese o relatório técnico do TCE-MT, o Governo do Estado do Mato Grosso, responsável pelas obras do COTs, continua otimista em relação à conclusão dos estádios a tempo do Mundial.

Na última quarta-feira, a Secopa-MT (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), respondendo a perguntas feitas pelo UOL Esporte sobre o assunto, afirmou: "O COT da UFMT estará pronto para ser utilizado até o dia 31 de maio. As obras do COT Pari estão sendo controladas dia-a-dia, com 3 turnos de trabalho. Até o dia 5 de junho serão finalizadas as obras necessárias para receber as delegações". Ainda de acordo com a Secopa, as obras estão 95% (COT da UFMT) e 85% (COT do Pari) concluídas.

O UOL Esporte também solicitou ao COL (Comitê Organizador Local da Copa, ligado à Fifa) que comentasse o assunto, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos