Obsessão, crioterapia e psicologia. O plano de C. Ronaldo para ser eterno

Luís Aguilar

Do UOL, em Lisboa

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo

O que faz de Cristiano Ronaldo, que chega à Copa como o melhor do mundo, um jogador capaz de se superar a cada temporada? Há várias explicações, tanto no plano físico como no mental. Desde a sua própria genética ao seu caráter vencedor, passando por sua elevada autoconfiança e capacidade de sacrifício. Ronaldo vive para o futebol. Sempre viveu. E isso faz com que apresente resultados incríveis.

Em 2011, a Castrol promoveu o documentário "Cristiano Ronaldo: Testado ao Limite" com o objetivo de analisar com detalhes a capacidade física e psicológica do português. A apresentação do jogador mostra logo o conjunto de recursos que fazem dele um caso único no futebol: musculatura bem definida, menos gordura corporal que uma top model, circunferência das coxas (61,7 centímetros) muito acima da média, circunferência dos músculos gêmeos abaixo do normal. Ele tem as pernas longas de um velocista, a constituição seca de um corredor de meia distância e as coxas fortes de um saltador.

Embora a sua técnica de corrida seja deficiente na comparação com um atleta especializado nos 100 m, Cristiano Ronaldo já conseguiu, em mais de um jogo, correr 96 metros em 10 segundos – uma média de 8,7 metros por segundo. Com esse tempo, teria conseguido uma vaga na semifinal dos 100 m rasos nos Jogos de Londres, em 2012.

"Um jogador que tem uma velocidade dessas destroça qualquer defesa. Muitos marcadores diretos podem pensar em derrubá-lo, mas alguns já não chegam a tempo sequer de fazer falta. Ele se vira, começa a correr e… até logo. É impressionante", afirma o ex-jogador português Paulo Futre, ídolo nos anos 80 e que também era conhecido pelos seus dribles em alta velocidade.

As máquinas da máquina

O treino de Cristiano Ronaldo continua depois que ele sai de Valdebebas, onde fica o centro de treinamento do Real Madrid. Em casa, ele não descuida da boa alimentação e faz repouso e atividades físicas que contribuem para aumentar o seu fôlego, resistência muscular e velocidade.

A chamada "máquina da NASA" é um dos seus segredos. O aparelho foi criado pela agência espacial norte-americana e permite correr sem sofrer o efeito da gravidade. Ronaldo pode, assim, correr vários quilômetros sem sobrecarregar as articulações. O craque adora o "brinquedo" e, inclusive, já o recomendou ao tenista espanhol Rafael Nadal.

Outra das suas técnicas é a crioterapia. Uma vez por semana, Ronaldo entra no aparelho no qual seu corpo é submetido a temperaturas de 200 graus negativos em períodos de dois a três minutos. Essa técnica permite regenerar pequenas lesões dos órgãos e da pele por meio do congelamento.

Mas a piscina é, sem dúvida, o ambiente predileto do português. A casa do atacante em Madri tem duas: uma para lazer e outra apenas para treinamento. Ronaldo nada, todos os dias, cerca de 20 minutos. Um complemento muito importante a toda a preparação física que realiza, dentro e fora do clube, para aumentar a resistência pulmonar. Essa potência cardiovascular lhe permite grandes esforços mesmo na reta final dos jogos, como aconteceu em fevereiro de 2013, no duelo contra o Sevilla. O atacante recuperou uma bola depois de um escanteio e correu 86 metros em 9,8 segundos para tabelar com Higuain e marcar. Tudo isto a três minutos do fim do jogo.

Psicólogo para domá-lo

O integrante mais novo do time particular de Cristiano Ronaldo é um psicólogo. A revelação é feita no livro "CR7 Os segredos da Máquina", da autoria do jornalista português Luís Miguel Pereira. Ronaldo contratou o especialista há alguns meses e não abre mão de sua presença em vários jogos do Real Madrid. Os dois costumam ser vistos deixando o estádio no mesmo carro.

A presença deste psicólogo, também de nacionalidade portuguesa, tem dado ao craque um maior equilíbrio emocional na sequência dos jogos. É comum ver Ronaldo reclamar dos companheiros por causa de um passe errado ou por a equipe não jogar bem. Essas atitudes, provocadas pela obsessão de ganhar sempre, não agradam aos torcedores, seja no Real ou na seleção portuguesa. Ronaldo entendeu o recado das arquibancadas e decidiu procurar apoio profissional para reagir com mais tranquilidade aos problemas do jogo.

Cristiano Ronaldo procura todas as formas para se manter como centro das atenções do futebol. Tem apenas dois objetivos: ganhar e ser o melhor. Esse é o seu foco. Em 2010, na sala da sua casa em Madri, estava sendo entrevistado para o programa da TV portuguesa "O Regresso dos Incríveis" quando lhe pediram para escrever uma mensagem num papel em branco. Eis o que ele escreveu: "O meu nome é Cristiano Ronaldo. É isto que eu sou. Cheguei ao topo do mundo. Agora quero ser eterno."

A melhor forma de se eternizar seria ganhar a Copa do Mundo, no Brasil. Futre acredita que a tarefa está ao alcance de Ronaldo e dos outros jogadores da seleção portuguesa: "Temos o melhor jogador do planeta. Quem tem um jogador assim pode sonhar com tudo. Até em sermos campeões do mundo. Por que não?"

Maior que Eusébio?

Futre talvez seja uma das pessoas mais apropriadas para analisar o fenômeno Cristiano Ronaldo. Há várias semelhanças entre a carreira de Futre e a do atual melhor jogador do mundo. Ambos foram formados no Sporting. E Futre também foi capitão da seleção portuguesa e rei em Madri, mas com a camisa do Atlético. Ele chegou a ser considerado o melhor jogador português depois de Eusébio. Foi o primeiro do seu país a brilhar nas principais ligas europeias e a abrir as portas para a geração seguinte, a "geração de ouro", como ficou conhecido o grupo que teve em Luís Figo seu principal nome. A carreira de Figo fez com que as opiniões se dividissem como explica o próprio Futre.

"Depois do King [Eusébio], houve dois príncipes no futebol português. Uns dizem que o melhor fui eu, outros dizem que foi o Figo." Até que apareceu Cristiano Ronaldo: "Este menino nos ultrapassou. Hoje é o maior, ao lado de Eusébio. E pode vir a ser maior do que o King. Há uns anos, isso era impensável no futebol português. Aparecer alguém igual ou maior do que Eusébio era considerado tarefa impossível. Mas o Cristiano tem tudo para vir a ser esse jogador", afirma Futre;

Se Cristiano pode ser maior que Eusébio, é possível que seja o melhor de todos os tempos? Futre acredita que sim: "Se ele ou o Messi conseguem ser campeões do mundo, acho que qualquer um tem condições para ser o melhor da história. É verdade que Pelé ganhou três Mundiais e Maradona foi incrível, mas o que estes dois meninos conseguem fazer nos clubes, não tem paralelo. Batem todos os recordes", avaliou.

Grande espírito de liderança e capacidade crescer na adversidade. Estas são algumas das características que Futre destaca no seu compatriota: "Nunca se esconde nos grandes momentos. Quer a bola, quer resolver os jogos. E consegue sempre deixar a sua marca nesses jogos. Só os grandes craques é que têm capacidade de ser ainda melhores e mais fortes nos grandes desafios. O Cristiano é único e está cada vez melhor", afirmou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos