Por segurança e limpeza, Serra Dourada diminui público de treino do Brasil

Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Do UOL, em Goiânia

O único treino da seleção brasileira aberto para a torcida terá, no máximo, 20 mil pessoas. O evento, no Serra Dourada, é organizado em conjunto pela COL (Comitê Organizador Local) da Copa, autoridades locais e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e tinha previsão inicial de mais 10 mil lugares para o público. A administração do estádio pediu para que a capacidade fosse reduzida. A limpeza das arquibancadas e a segurança foram os motivos alegados.

O trabalho antes do jogo contra o Panamá será o único da seleção com portões abertos para os torcedores. A Fifa obriga que todas as equipes que disputam o Mundial façam pelo menos um treinamento com presença de público.

"A ideia inicial era ter 30 mil pessoas, mas pedimos para reduzir para 20 mil. Nosso receio era com a limpeza para o jogo do dia seguinte e a segurança de um evento com mais gente. Precisaria de um mais policiamento", afirmou Itamir Santos, administrador do Serra Dourada, que pertence ao governo estadual de Goiás.

Segundo Santos, a ideia inicial era trocar os ingressos para o treino por alimentos não perecíveis. A proposta, porém, foi vetada pela Fifa, que determina que a entrada para o evento precisa ser gratuita. Os portões do Serra Dourada serão abertos às 14h desta segunda. Os torcedores precisam retirar ingressos uma hora antes na bilheteria do estádio.

Já para o amistoso a capacidade será de 37 mil pessoas. Até o sábado, na última parcial de venda de ingressos divulgada pela Federação Goiana de Futebol, cerca de metade das entradas tinham sido compradas.

O jogo ocorrera às 16h de uma terça, o que ajuda a explicar, em parte, o fracasso de público até o momento. O preço é uma outra hipótese. O ingresso mais barato, sem contar a meia-entrada, é de R$ 100 para arquibancada. Uma entrada para cadeira custa R$ 280.

A partida contra o Panamá será a penúltima antes de o Brasil estrear na Copa do Mundo em 12 de junho, contra a Croácia. No próximo dia 6, a seleção brasileira enfrenta a Sérvia, no Morumbi.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos