Em dia de festa com a família, seleção faz treino ruim e irrita Felipão

Luiza Oliveira, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

O dia era festivo na Granja Comary. Domingo de sol em Teresópolis, clima ainda mais propício para matar a saudade da família. Pela primeira vez, o treino foi aberto aos convidados dos jogadores. Mas nem tudo foi festa: em campo, a seleção treinou mal e ganhou a primeira bronca do técnico Luiz Felipe Scolari.

Em meio aos gritos do comandante, os atletas pareciam relaxados ao lado de filhos, netos, mulheres, namoradas, primos... Neymar trocou carinhos com a namorada, a atriz Bruna Marquezine, e brincou com as crianças que estavam presentes.  

Os pequenos, por sinal, foram uma atração à parte. Os cinco netos do coordenador-técnico Carlos Alberto Parreira, Letícia, Laura, Lucas, Rafael e Isabela, acompanharam de perto as atividades e tietaram os ídolos ao final do treino. Dois deles tiraram fotos até com Bruna Marquezine.

O filho do lateral Marcelo também chamou a atenção ao brincar com Neymar. A mulher do jogador, Clarisse Alves, aprovou a iniciativa. "É muito bom para matar saudade, espero que tenham esses encontros mais vezes", disse ela ao lado do primo de Fred, o preparador físico do Fluminense Jefferson Guedes Souza.

O clima de festa vai continuar durante a tarde. Os atletas foram liberados às 13h e só voltam às 17h. Com a tarde livre, poderão deixar a Granja Comary. No fim do dia, a seleção se reúne para viajar para Goiânia. O time embarca às 20h para um amistoso contra o Panamá na próxima terça-feira.

Toda essa alegria contrastou com o que se viu no último treino antes do amistoso, pela manhã. O trabalho escancarou duas preocupações da seleção brasileira: os problemas com a marcação em bolas aéreas e o medo de contusão por conta a intensidade dos treinos.

Sobre as bolas altas, Luiz Felipe Scolari ligou o sinal de alerta por causa das falhas da defesa. Por várias vezes, reclamou do posicionamento dos defensores nas cobranças dos escanteios, pois os atacantes reservas estavam ficando sem marcação.

Os rápidos contra-ataques dos reservas, liderados por Willian e Hulk, irritaram o treinador. "Boa só para o Willian", disse Felipão após os jogadores elogiarem o jogador do Chelsea, que acabara de marcar um gol. Hulk fez um golaço, encobrindo Júlio César, após passe de Willian. O treino coletivo terminou quando os reservas demonstravam força para empatar. Os titulares venceram por 3 a 2.

"Não gostei nada no treinamento. Estava tudo errado. Muita coisa errada, muita liberdade, muita possibilidade de contra-ataque. Não é o normal da nossa seleção. Naturalmente, entendo que não é o momento total para cobrança, mas o posiiconamento tem que ser correto sempre", esbravejou o comandante, em entrevista à Globo.

"A irritação por parte do professor foi em relação a atenção, estávamos desatentos nos cruzamentos e escanteios. Demos uma piscada, dois jogadores deles contra um nosso. Bola parada hoje em dia representa 50% dos gols de cada equipe", disse Dante sobre as broncas de Felipão.

Em sua entrevista coletiva, o zagueiro também falou do risco de novas lesões em treinamentos. Paulinho se machucou na sexta após um lance com Bernard e não vai participar do amistoso diante do Panamá. "Precisamos de contato nos treinos. Se a gente não tiver contato, vai sentir quando começar a Copa, porque lá vai ter. Então, temos que treinar forte, mas com inteligência para não machucar os companheiros", afirmou Dante.

Sobre o risco de se contundir durante os amistosos, o zagueiro disse não ter medo de se machucar. Depois do Panamá, o Brasil enfrenta a Sérvia, em 6 de junho, em São Paulo. No dia seguinte, os atletas devem ter folga para reverem suas famílias.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos