Pela 2ª vez, time campeão brasileiro não tem convocado para Copa do Mundo

Do UOL, em Belo Horizonte

Existia uma grande expectativa entre os cruzeirenses pela convocação de Dedé, mas ele foi preterido por Felipão na última hora e o técnico da seleção brasileira escolheu Henrique para ocupar a última vaga entre os zagueiros. Dessa forma, o atual campeão brasileiro fica sem um representante em uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A única vez que isso havia acontecido foi em 1986, quando nenhum jogador do Coritiba, campeão no ano anterior, foi chamado para o Mundial.

Esta será a 20ª edição da Copa do Mundo e a 14ª desde que começou a disputa do Brasileirão, incluindo a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 12 delas, o time que defendia o título nacional teve ao menos um representante convocado, como aconteceu com Kleberson, do Flamengo, em 2010, Ricardinho, do Corinthians, em 2006, e o próprio Kleberson em 2002, pelo Atlético-PR, nas últimas Copas.

Além de Dedé, que admitiu esperar a convocação, o goleiro Fábio poderia representar o campeão brasileiro. O camisa 1 chegou a 'cobrar' publicamente uma chance com Felipão, durante a fase de observação, mas depois conformou-se.

Dedé e Fábio estão concentrados com o Cruzeiro em Buenos Aires para o jogo com o San Lorenzo, na noite desta quarta-feira, na abertura do confronto pelas quartas de final da Libertadores.

O zagueiro celeste tinha sido convocado por Felipão em duas ocasiões: no amistoso contra o Chile, no Mineirão, quando estava se transferindo para o Cruzeiro, e os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia - neste jogo foi titular e fez um dos gols da vitória por 2 a 0.

O bom rendimento pelo clube e também pela seleção na única chance efetiva de jogar, fez com o que o zagueiro alimentasse a esperança de ir para o Mundial. O próprio jogador revelou na véspera da convocação que estava muito ansioso e mal estava dormindo aguardando pela grande chance da carreira, que acabou não se concretizando.

Agora o jogador terá que superar a não convocação e se concentrar no duelo contra o San Lorenzo, pela Libertadores, na noite desta quarta-feira, às 22h, pelo jogo de ida das quartas de final. Pois mesmo sem ter nenhum jogador lembrado por Felipão, o Cruzeiro é o único brasileiro que restou na competição sul-americana e ainda briga pelo título internacional.

O Cruzeiro também volta a ficar sem um representante na Copa do Mundo depois de ter cedido o lateral-esquerdo Gilberto para a Copa de 2010. Antes dele, Edilson, em 2002, Dida, em 98, Ronaldinho, em 94, Nelinho, em 78 e 74, Piazza, em 74 e 70, Fontana, em 70, e Tostão, em 70 e 66, já haviam defendido a seleção nacional em um Mundial. Outros dois atletas celestes que disputaram a Copa foram Sorin e Perfumo, ambos pela Argentina.

Para o torcedor celeste fica o consolo de ter muitos nomes de jogadores revelados ou que já defenderam o clube mineiro, casos do goleiro Jefferson, dos laterais Maicon e Maxwell, do volante Ramires e do atacante Fred.

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos