Fifa anuncia locais das 12 Fan Fests da Copa e confirma evento em Recife

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Fan Fests da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, reuniram milhares de pessoas

    Fan Fests da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, reuniram milhares de pessoas

A Fifa encerrou nesta quinta-feira a polêmica que envolvia a organização das Fan Fests da Copa do Mundo de 2014. Após cidades-sede do torneio colocarem em xeque a realização das exibições públicas dos jogos do Mundial, a entidade máxima do futebol confirmou que as "festas dos torcedores" vão acontecer nas 12 capitais que receberão partidas da Copa (veja abaixo a lista de locais onde serão realizadas as Fan Fest).

O anúncio dos locais das 12 Fan Fests da Copa do Mundo do Brasil foi feito logo depois de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitar a Praia de Iracema, em Fortaleza. O local vai abrigar a festa dos torcedores da capital do Ceará. "Fortaleza tem um local fantástico para a Fan Fest", declarou Valcke. "Na praia nesta manhã, foi difícil imaginar que em menos de seis semanas dezenas de milhares de torcedores celebrarão a Copa do Mundo aqui. "

Meses antes do anúncio da Fifa, Recife, outra cidade-sede da Copa do Mundo, chegou a desistir de organizar sua Fan Fest. A prefeitura da capital de Pernambuco informou que não pretendia investir recursos públicos com o evento. A cidade, entretanto, terá sim um Fan Fest. Será no Cais da Alfândega.

o ex-jogador Ronaldo, que é membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa, comemorou o fato de todas as sedes terem chegado a um acordo para a realização da festa. Disse, inclusive, que pretende assistir a partidas da Copa nos eventos. "As Fan Fests são uma grande oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo e mostrar aos visitantes o jeito brasileiro de curtir um jogo de futebol ao ar livre, em um ambiente de festa incomparável", disse Ronaldo. "Certamente pretendo assistir a alguns jogos lá durante o evento."

A festas da Copa existem desde 2006, quando a Copa do Mundo foi realizada na Alemanha. Desde então, são consideradas um sucesso de público. Segundo a Fifa, mais de 24 milhões de torcedores assistiram a jogos em Fan Fests nos Mundiais de 2006 e 2010.

No Brasil, as Fan Fests da Copa são uma parceria da Fifa com a TV Globo. A emissora vai levar artistas para se apresentarem nos eventos, que contarão com telões, sistema de som e bares. A entrada é gratuita.

Confira a lista:

Belo Horizonte: Expominas
Brasília: Taguaparque
Cuiabá: Parque das Exposições
Curitiba: Pedreira Paulo Leminski
Fortaleza: Praia de Iracema
Manaus: Ponta Negra
Natal: Praia do Forte
Porto Alegre: Anfiteatro Pôr-do-Sol 
Recife: Cais da Alfândega 
Rio de Janeiro: Copacabana
Salvador: Aeroclube (em avaliação pela sede)
São Paulo: Vale do Anhangabaú 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos