Valcke minimiza atrasos em Cuiabá, mas dá 12 dias para entrega de estádio

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

    Valcke fez a última visita à Arena Pantanal antes da Copa do Mundo de 2014

    Valcke fez a última visita à Arena Pantanal antes da Copa do Mundo de 2014

Doze dias. Esse foi o prazo dado nesta quarta-feira pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, para a conclusão da Arena Pantanal, estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Valcke visitou nesta quarta-feira a obra da arena. Disse que ainda há trabalho a ser feito até o Mundial, mas demonstrou não estar tão preocupado com a preparação da capital de Mato Grosso quanto com a situação de São Paulo e Curitiba.

Na terça-feira, Valcke inspecionou o Itaquerão, em São Paulo, e a Arena da Baixada, em Curitiba. Lá, ele disse que os dois estádios estarão prontos só na véspera do início da Copa. O estádio do Corinthians, aliás, só "no último minuto".

Já o estádio de Cuiabá ainda passará pelos "retoques finais", segundo Valcke. A Arena Pantanal já recebeu um evento-teste no início de abril e, no sábado, receberá o jogo entre Luverdense e Vasco. O público esperado é de 40 mil pessoas. Faltando 50 dias para o início da Copa, a Arena Pantanal ainda não tem todas as suas cadeiras instaladas.

Originalmente, a conclusão da Arena Pantanal estava prevista para dezembro de 2012. Desde então, a entrega do estádio já foi adiada seis vezes. O próprio governo de Mato Grosso pretendia concluir a obra ainda em abril. Entretanto, já se admite que o estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo estará pronto só em maio, mês que antecede o início do Mundial.

Sobre o Mundial e Cuiabá, Valcke declarou estar ansioso para o início do torneio. Em mensagem postada em seu perfil do twitter, ele disse o evento será um marco para a cidade.

Na Copa, Cuiabá vai receber quatro jogos, todos da primeira fase: Chile x Austrália (em 13 de junho), Rússia x Coreia do Sul (dia 17), Bósnia x Nigéria (dia 21) e Colômbia x Japão (dia 24).

Pênaltis de Ronaldo

O ex-jogador Ronaldo, membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa, acompanhou a visita de Valcke à Arena Pantanal. Lá, o atacante chegou a bater bola no gramado. Cobrou dois pênaltis, perdeu ambos, mas elogiou o gramado: "está no padrão Fifa".

Antes de visitarem o estádio, Ronaldo e Valcke ainda conheceram projetos sociais da Fifa em Cuiabá. "Feliz com o carinho sincero das crianças hoje em escola de Cuiabá", tuitou Ronaldo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos