De olho no cofre

Custo e segurança criam impasse sobre Fan Fests da Copa do Mundo

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Ali Haider/EFE

    Torcedores assistem à partida da Copa do Mundo de 2010 na Fan Fest de Durban, na África do Sul

    Torcedores assistem à partida da Copa do Mundo de 2010 na Fan Fest de Durban, na África do Sul

A realização das chamadas Fan Fests está envolta em um impasse em metade das cidades-sedes da Copa do Mundo. O custo para a organização das exibições públicas de jogos do Mundial de 2014, o temor de que os eventos acabem sendo alvo de protestos e até questões ambientais levaram prefeituras a repensar a montagem da estrutura exigida pela Fifa, contrariando os planos da própria entidade.

Por conta disso, em seis das 12 sedes da Copa, a realização das Fan Fests ainda têm pendências a serem acertadas: Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. No Rio, aliás, a prefeitura não garante nem que a tal festa dos torcedores promovida pela Fifa acontecerá na cidade.

As Fan Fests são onde ficam os telões para exibição de jogos da Copa. A realização dos eventos é um dos compromissos assumidos por cidades para sediar jogos da Copa do Mundo.

As festas oficiais acontecem desde 2006, quando o Mundial aconteceu na Alemanha. A Fifa e seus patrocinadores usam os eventos, que são abertos ao público, para exibir suas marcas. O pagamento de boa parte do custo das festas, entretanto, é uma responsabilidade municipal.

A Fifa não revela quanto custa uma Fan Fest. Manaus estima um gasto de R$ 10 milhões com a festa. Já Curitiba, de R$ 6,7 milhões. Fato é que o evento não é barato. Tanto é assim que o Rio de Janeiro resolveu endurecer a negociação com a entidade máxima do futebol sobre a festa.

Inicialmente, a Fan Fest do Rio aconteceria na Praia de Copacabana. Ainda em abril 2012, a Fifa incluiu a praia na lista oficial de locais da festa dos torcedores. Hoje, faltando menos de seis meses para a Copa, a prefeitura não confirma que o evento será realizado no espaço previamente combinado.

Oficialmente, a Prefeitura do Rio diz que ainda avalia outras localidades pensando no conforto da população. Internamente, porém, a pendência sobre o evento está relacionada ao custo dele: a prefeitura não quer pagar sozinha pelas estruturas temporárias, banheiros químicos e tudo o que precisa ser levado à Copacabana. Sem ajuda na Fifa e patrocinadores, ela ameaça até cancelar a festa.

Outras cidades

Em outras sedes, o impasse entre Fifa e prefeituras é aparentemente mais simples. Mesmo assim, prefeitos já deixaram claro também que não pretendem gastar tudo o que a entidade máxima do futebol gostaria nas festas.

Em Belo Horizonte, Natal e Salvador, governos locais já anunciaram que pretendem mudar a Fan Fest de lugar e realizar eventos mais simples para economizar.

Na capital mineira, o telão seria instalado na Praça da Estação, no centro. A prefeitura quer levá-lo para a Expominas, local que conta com a estrutura necessária para a festa. Pelo mesmo motivo, a capital do Rio Grande do Norte quer levar seu Fan Fest da Praia do Forte, na região central, para o Centro de Convenções.

Já na Bahia, a intenção é mudar o Fan Fest do Jardim de Alah para a Cidade Baixa. Pelos cálculos na prefeitura, na Cidade Baixa a necessidade de estruturas temporárias seria menor e o custo da festa também.

VEJA COMO ANDA A ORGANIZAÇÃO DOS FAN FESTS NAS 12 SEDES

Cidade-sede Local anunciado Situação
Belo Horizonte Praça da Estação Prefeitura quer mudar festa para Expominas. Fifa ainda não deu aval para novo local
Brasília Esplanada dos Ministérios Confirmada
Cuiabá Parque de Exposições Mudança de local chegou a ser cogitada, mas festa está confirmada para o Parque de Exposições
Curitiba Parque Barigui Enchentes e questões ambientais devem tirar festa do Parque Barigui. Novo local não está definido
Fortaleza Praia de Iracema (Aterrão) Confirmada
Manaus Memorial Encontro das Águas Obra atrasou e Fan Fest foi transferido para Ponta Negra
Natal Praia do Forte Prefeitura quer mudar festa para Centro de Convenções. Fifa ainda não deu aval para novo local
Porto Alegre Largo Glênio Peres Prefeitura quer mudar festa para Anfiteatro Pôr do Sol. Fifa ainda não confirmou mudança de local
Recife Marco Zero Confirmada
Rio de Janeiro Praia de Copacabana Prefeitura questiona gastos com festa e não confirma realização de evento durante a Copa do Mundo
Salvador Jardim de Alah Prefeitura quer mudar festa para Cidade Baixa. Local exato ainda não foi definido pelo município
São Paulo Vale do Anhangabaú Confirmada

Nas três cidades, organizadores informam que nos novos locais as Fan Fests também terão melhor estrutura. Não citam protestos, mas concordam que, caso alguma manifestação ocorra, ela ainda seria mais facilmente controlada nos novos locais.

O problema é que a Fifa ainda não aprovou as mudanças. Sedes podem escolher onde querem realizar seus Fan Fests, porém a entidade máxima do futebol precisa dar seu aval ao local. No caso das três cidades, essa sinalização ainda não chegou.

Porto Alegre diz que já teve o aval da Fifa para transferir sua Fan Fest do Largo Glênio Peres para o Anfiteatro Pôr do Sol. Segundo a prefeitura, a mudança é para aumentar a capacidade de público da festa. No Largo Glênio Peres, no centro, no máximo 7 mil pessoas poderiam assistir às partidas. Já no Anfiteatro Pôr do Sol, o número poderia chegar a 25 mil. Questionada, a Fifa não confirmou a mudança.

Enchentes na Fan Fest

Já em Curitiba, a discussão passa por questões ambientais. O Parque Barigui, local escolhido pela prefeitura e pela Fifa para receber o telão da Copa, precisa de uma análise de órgãos de meio ambiente para poder ser usado. Além disso, costuma ter enchentes em caso de chuvas fortes. No ano passado, na época da Copa das Confederações, ocorreu uma cheia.

A Prefeitura de Curitiba informou que analisa a transferência da festa para a Pedreira Paulo Leminski. No entanto, o local foi recentemente interditado para shows. A própria administração local confirmou que ainda não sabe o que fazer com o evento.

Procurada pelo UOL Esporte, a Fifa não se pronunciou especificamente sobre os impasses envolvendo a realização dos Fan Fests em cada sede da Copa do Mundo. Em nota, a entidade destacou a importância dos eventos, "que atenderá milhões de fãs", e ressaltou que "tem  trabalhado de maneira muito próxima com as sedes e com outros responsáveis na preparação e implementação dos Fan Fests".

A entidade informou que as cidades têm demonstrado compromisso com as festas. Segundo a Fifa, "em um futuro próximo", a lista final dos locais será confirmada.

Em seis sedes (Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Recife e São Paulo), prefeituras informaram que a organização das Fan Fest segue o planejamento inicial. Só em Manaus, a local da festa foi alterado. O evento foi transferido para Ponta Negra. A mudança foi ratificada pela Fifa ainda em 2012.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos