Figurinhas são febre em São Paulo, menos no estádio da Copa
Vanessa Ruiz
Do UOL, em São Paulo
Mesmo com os problemas que alguns colecionadores enfrentaram nos primeiros dias de vendas das figurinhas (alguns ficaram sem álbum de capa dura, outros tiveram que se haver com os malquistos cromos patrocinados), o álbum da Copa do Mundo de 2014 ganhou o status de febre em São Paulo imediatamente após o início da comercialização.
Durante a semana, passar por bancas de jornal no horário de almoço e no fim do expediente foi garantia de encontrar gente de todas as idades atrás dos álbuns e envelopes.
Mas houve ao menos um lugar de ligação profunda com a Copa ao qual nada disso chegou (ao menos por enquanto): o Itaquerão. José Anderson de Souza é ajudante de produção e veio de Serra Talhada, Pernambuco, para São Paulo há pouco mais de um ano. Ele está há três meses na obra do Itaquerão e conta que nunca teve o costume de preencher os álbuns. "Aqui também não tem ninguém fazendo, então acho que não é algo que eu vá fazer, não", confessou. Mas nem vai atrás da figurinha do Itaquerão? Como lembrança, que seja? "Não vou, não", respondeu José Anderson, lacônico.
No estádio que vai sediar a abertura da Copa do Mundo, os olhares de estranheza dos operários já davam a resposta quando confrontados com as perguntas sobre os álbuns. "Não dá tempo disso", disse outro deles, para depois completar que a média diária de trabalho do grupo que finaliza a parte externa do estádio tem sido de dez horas e a rotina não foge muito da repetição casa-trabalho-casa com um ou outro ponto de parada no meio -- as bancas de jornal geralmente não estão inclusas no roteiro.
A banca mais próxima do estádio fica no terminal da estação Corinthians-Itaquera do Metrô, escondida entre outros comércios amealhados em "barraquinhas-padrão" de alvenaria. A Revistaria Itaquera estava satisfeita com as vendas, no entanto. Afinal, segundo os dados de 2013 do metrô, a Linha 3 - Vermelha é a que carrega o maior número de passageiros da rede (40% da demanda total). No dia de chegada dos álbuns, foram vendidos cerca de uma centena do tipo brochura e os cinco de capa dura que receberam, além dos envelopes de cromos.