No limite, Itaquerão terá 60 mil de capacidade para Copa, diz governo

Rodrigo Mattos

Do UOL, na Costa do Sauípe

Com a construção atrasada por causa de um acidente, o Itaquerão terá capacidade para 60 mil pessoas durante a Copa-2014, ou seja, ficará no patamar mínimo para receber a partida de abertura. Foi o que informou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado, Júlio Semeghini.

A estimativa do número de assentos ainda não tinha sido divulgada pela Fifa. A entidade até atrasou a venda de bilhetes para o estádio paulistano por conta de falta de uma precisão no total de lugares disponíveis.

A arena corintiana será concluída para 48 mil assentos fixos e permanentes. E o governo do Estado viabilizará uma arquibancada temporária com mais 20 mil lugares para atingir a capacidade da abertura. Mas, com a contingência para instalações como imprensa e outros itens, o número inicial de 68 mil cairá para cerca de 60 mil.

"Com toda a área de apoio, vamos construir a arquibancada para completar 60 mil. Esse é o combinado com a Fifa", contou o representante do Estado de São Paulo.

O documento da federação internacional sobre ingressos, de fato, indicava uma capacidade bruta de 67.349, com assentos disponíveis de 59.955. Só que havia a expectativa de que, na construção, esse número pudesse aumentar o mapa de lugares, o que foi descartado pelo governo.

No limite da capacidade mínima, o Itaquerão também está no limite de prazo de entrega. Governos, Odebrecht e Corinthians têm um certo desencontro sobre a real data para finalizar o estádio.

Tanto a construtora quanto o clube informaram que 15 de abril é a data para a entrega do estádio. Só que governo do Estado, prefeitura e Fifa veem o meio de abril como data para realizar o primeiro grande jogo do estádio.

"Será um teste oficial com 100% de capacidade. Vamos testar tudo, inclusive transporte", afirmou Semeghini. Para isso, a obra tem de ficar pronta em março. "Vamos ajustar um cronograma com a Odebrecht."

As arquibancadas provisórias demoram três meses para ficar prontas, e serão instaladas em paralelo à construção da parte permanente do estádio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos