Fifa e COL analisam estragos, mas não dão pistas sobre Itaquerão para Copa
Pedro Lopes
Do UOL, em São Paulo
Representantes da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) da Copa estão no Itaquerão para avaliar os estragos causados pelo acidente ocorrido na quarta-feira passada. Presentes na arena, o consultor técnico do COL, Carlos Della Corte, e o consultor da Fifa, Charles Botta, informaram que o resultado da vistoria não será divulgado publicamente por enquanto e a conclusão será repassada diretamente à Fifa. Representantes da Arena, empresa contratada pela entidade máxima do futebol para acompanhar as obras dos estádios brasileiros também estiveram presentes.
O futuro do estádio será decidido de acordo com análise do laudo pericial. Portanto, o objetivo da visita do COL e Fifa é ter uma impressão geral do estádio.
O discurso atual da Fifa é de que o Itaquerão segue nos planos para a Copa apesar da falta de um estudo que comprove viabilidade da arena.
Responsável pela obra, a Odebrecht comunicou que a estrutura do Itaquerão não foi comprometida após a tragédia que vitimou dois funcionários. O setor onde caiu peça metálica de mais de uma tonelada segue interditado por tempo indeterminado.
A Fifa negou que haja um plano B caso o Itaquerão não reúna condições de abrigar a Copa do Mundo.
Ainda incerta sobre a utilização do Itaquerão para o Mundial, a Fifa venderá apenas uma parte dos ingressos destinados ao estádio paulistano. O receio é de ter problemas caso negocie bilhetes e posteriormente for concluído que o Itaquerão não ficará pronto dentro do prazo.
"Teremos a entrega de alguns (estádios) mais tarde. Trabalhamos com contingência de ingressos maior. Quando forem liberados, serão servidos no sistema de quem chegar primeiro leva. Não se preocupe. Não será como deveria ser agora. Mas serão liberados os ingressos", afirmou o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil.
ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO
-
Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.
ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA
-
Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível
BLOGUEIROS FALAM SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Juca: 2013: ano para não lembrar na vida do Corinthians
- Sakamoto: Itaquerão - Mais dois mortos na conta da construção civil. Vai, Brasil!
- Rodrigo Mattos: Guindaste derruba área mais avançada da obra do Itaquerão
- Menon: Investigação séria deve esquecer a Copa
- Julio Gomes: E agora, Brasil? E agora, Fifa?