Governos discutem e vistoriam Itaquerão na segunda-feira
Bruno Freitas e Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo
Haverá uma reunião na segunda-feira entre membros do governo federal, da prefeitura de São Paulo e da Odebrecht para analisar a situação do Itaquerão. Esse encontro ocorrerá no próprio estádio, onde será realizada uma vistoria.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a vice-prefeita Nádia Campeão e representantes da construtora estarão no local. Assim, pretendem avaliar in loco qual o cenário da arena.
Rebelo, que tem se mostrado otismista, poderá ter dados mais concretos. Até agora baseou sua expectativa positiva sobre manter a abertura da Copa na arena em informações preliminares de terceiros. Foi também com esse objetivo que técnicos do COL (Comitê Organizador Local) e da Fifa estiveram nesta quarta-feira na arena.
Mas a posição final sobre o cronograma de obras do Itaquerão só será obtida quando houver um laudo final sobre o acidente e seus efeitos no estádio.
"O cenário é bem mais animador do que a Copa das Confederações porque, na ocasião, recebemos os estádios em maio. Está mantido o evento-teste com 10 mil pessoas a partir de janeiro. São Paulo que é uma incógnita. Mas não temos plano B", afirmou o diretor-executivo do COL, Ricardo Trade, que ainda não tinha detalhes da vistoria do estádio.
ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO
-
Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.
ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA
-
Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível
BLOGUEIROS FALAM SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Juca: 2013: ano para não lembrar na vida do Corinthians
- Sakamoto: Itaquerão - Mais dois mortos na conta da construção civil. Vai, Brasil!
- Rodrigo Mattos: Guindaste derruba área mais avançada da obra do Itaquerão
- Menon: Investigação séria deve esquecer a Copa
- Julio Gomes: E agora, Brasil? E agora, Fifa?