Odebrecht dá indicação positiva a governos sobre Itaquerão na Copa

Rodrigo Mattos

Do UOL, na Costa do Sauípe

A Prefeitura e o Governo de São Paulo receberam uma indicação positiva da Odebrecht sobre a conclusão do Itaquerão para a Copa do Mundo de 2014. Apesar de ainda não ter um laudo pronto, a construtora informou às autoridades nos últimos dois dias que dados obtidos por ela mostram ser possível executar a obra a tempo de incluir o estádio no Mundial. A construção foi paralisada semana passada e retomada parcialmente na última segunda-feira após acidente que matou dois operários.

A avaliação da Odebrecht não leva em consideração possíveis paralisações da obra por órgãos de fiscalização e pela justiça. Até agora, já houve a interdição de guindastes, que a empreiteira está tentando suspender com documentos. E o local onde o acidente ocorreu está fechado, o que representa paralisação de 5% da construção. O que a Fifa mais teme são novos bloqueios às obras.

Até agora, a construtora informou que não houve abalo ao eixo da cobertura e da arquibancada. Mas a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) ainda esperam um laudo oficial para saber sobre a real possibilidade de usar o estádio na abertura do Mundial. Houve uma vistoria nesta quarta-feira de técnicos dos dois organismos na arena.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o secretário de Planejamento Regional do Governo de São Paulo, Júlio Semeghini, estarão na Costa do Sauípe, local do sorteio do Mundial, na sexta-feira. Eles terão de responder sobre o assunto em entrevistas.

Apesar do projeto do Itaquerão ser prioritário, a Prefeitura e o Governo mostram-se otimistas com as informações da Odebrecht, mas mantêm cautela porque também esperam dados oficiais. Oficialmente, nem as autoridades públicas nem a construtora ainda se pronunciaram.

A Fifa não tem um prazo máximo para a conclusão do estádio. Mas, pelo padrão da entidade, seria necessário terminá-lo até o final de fevereiro. O Soccer City, estádio de abertura da Copa-2010 na África do Sul, foi entregue no início de março do ano do Mundial e tudo foi feito de forma apertada.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos