Holandês "inimigo" de brasileiros cutuca seleção e faz elogio só a Scolari

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

Conhecido por ser o mais famoso técnico "carrasco" de jogadores, o holandês Louis Van Gaal, que comandará a seleção de seu país na Copa do Mundo de 2014, demonstrou não ter apreço pelos atuais jogadores da seleção brasileira.

Ao ser questionado sobre como vê atualmente o futebol praticado pela equipe de Luiz Felipe Scolari, condicionou ao técnico brasileiro a evolução do desempenho do time nos últimos meses e não a uma boa safra de atletas do time nacional ou por gostar das características dos atletas.

"Eu vi o primeiro jogo da Copa das Confederações e não gostei do Brasil. Não gostei. Eles não jogavam como um time. Mas aos poucos Scolari e Parreira arrumaram o time. Mas foi mais em função do trabalho deles do que pelos jogadores que o time têm", disse Van Gaal.

O holandês foi técnico de vários jogadores brasileiros, tendo problemas com muitos deles. Fez Rivaldo sair do Barcelona em 2002 o acusando de ter "inveja". Giovanni e Sonny Anderson foram outros que já acusaram o comandante holandês de perseguir os jogadores do futebol pentacampeão.

O primeiro já o chamou de "Hitler dos brasileiros", enquanto o segundo disse que era boicotado no time catalão e que quando fazia gols ouvia de seu chefe que teve sorte.

Logo quando chegou ao Bayern de Munique, na temporada 2009/2010, Van Gaal disse que não queria trabalhar com os até então intocáveis Lúcio e Zé Roberto e dispensou a dupla que havia ganhado vários títulos na equipe alemã.

Questionado se não gosta de trabalhar com brasileiros, o técnico da Holanda aproveitou para fazer média, mas não citou Rivaldo, seu maior desafeto, entre os atletas do que usou para reverenciar o país pentacampeão mundial.

"Gosto, são os jogadores mais talentosos do mundo. Você pode ver jogar caras como Neymar ou Ronaldo no Barcelona. O velho Ronaldo, não este [Cristiano] Ronaldo de agora", brincou.

Brasil e Holanda podem se enfrentar nas oitavas de final da Copa. Os dois primeiros colocados da chave brasileira enfrentarão nas oitavas de final as equipes classificadas do grupo B, que conta com Espanha, Holanda, Chile e Austrália.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos