Rivais admitem temor de hino e fator casa e jogam a toalha contra o Brasil

José Ricardo Leite

Do UOL, na Costa do Sauipe

Enfrentar uma seleção brasileira que joga em casa parece ser só uma questão de glamour para os três adversários que o time de Felipão terá pela frente na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Croácia, México e Camarões parecem ter jogado a toalha sobre suas chances de vencer o país pentacampeão mundial e projetam uma briga dos três por uma vaga nas oitavas de final.

Não só a qualidade técnica do time brasileiro foi exaltada, mas o fato de jogar em casa com uma torcida inflamada. Os mexicanos citaram até a explosão da arquibancada no momento do hino nacional, que balançou os rivais em um jogo em Fortaleza.

"O Brasil não tem pontos fracos, é um timaço. Tivemos o privilégio de jogar várias vezes com eles. Brasil é favorito, tem o apoio de sua gente, dos torcedores. Todos jogadores têm técnica e jogam muito bem. Tem vários caras muito bons, é uma equipe tremenda", disse Héctor Gongalez, diretor técnico da seleção mexicana e que representou a comissão técnica na zona mista dos treinadores.

"Estava aqui na Copa das Confederações. Me lembro como as pessoas cantavam o hino, toda aquela gente gritando loucamente. Os jogadores brasileiros sentiram aquilo na pele. O México se balançou com aquilo, foi um jogo complicado", prosseguiu.

O técnico da seleção de Camarões, Volker Finke, não soube o que dizer quando perguntado como parar o time brasileiro. "Vou fazer o quê? Não tem como. O Brasil já está classificado, não tem como. É grande time, grande equipe. Jogar com o Brasil é um jogo bônus (para somar) pontos, não tem como levar em conta (vencer)."

O técnico da Croácia não foi tão taxativo, mas deu a entender que é muito difícil pensar em vitória contra um time que joga em casa e com a história brasileira. "O Brasil é o favorito número 1, não tem como. O resto tem que ver o que acontece (no grupo). Eles têm muito bons jogadores e experiência. Eu só penso em preparar o meu time para todos os jogos, não tem como pensar só no Brasil", disse o técnico da Croácia, Niko Kovac.

"É um time com ótimo jogadores. Quando se joga contra o time da casa, com 200 milhões de torcedores. Eles vão estar todos empolgados. É muito difícil."


No pote 2 estavam os cinco representantes africanos e dois representantes da Américas do Sul. O terceiro era integrado por quatro asiáticos e quatro países da América Central e do Norte. Por fim, o quarto pote era formado por nove representantes da Europa.

A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi comandada pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert e contou com a participação de ex-jogadores como o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Cannavaro, o inglês Hurst, o alemão Matthaus, o argentino Kempes e o espanhol Hierro.

O evento ainda teve as apresentações dos artistas brasileiros Alcione, Emicida, Vanessa da Matta, Alexandre Pires e Olodum como atrações musicais e realizou homenagens ao falecido líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na última quinta-feira aos 95 anos.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos