Brasil "revive" Copa de 50 em duelo contra o México na 1ª fase

Do UOL, em São Paulo

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 colocou no caminho do Brasil somente uma coincidência com a primeira fase da competição em 1950, quando o país sediou o evento pela primeira vez.

No dia 17 de junho, a seleção comandada por Felipão reviverá o torneio de 50 ao enfrentar o México, no Castelão, em Fortaleza. Há 53 anos, o Brasil duelou contra os mexicanos em sua estreia, e goleou por 4 a 0. O jogo foi disputado no Maracanã.

A outra similaridade em relação às duas Copas envolve Espanha e Chile. Assim como em 50, as seleções se enfrentarão na fase de grupos. E, muitos anos depois, voltarão a jogar no Estádio do Maracanã. Em 29 de junho daquele ano, os europeus triunfaram por 2 a 0. No ano que vem o jogo será no dia 18 de junho.

Nas oitavas de final, os comandados de Luis Felipe Scolari poderão cruzar com a Espanha e repetir uma partida que também ocorreu em 50. A diferença é que na primeira vez, a fase final foi disputada em um quadrangular - Suécia e Uruguai, que sagrou-se campeão, completaram o grupo.

Para a seleção brasileira enfrentar os atuais campeões do mundo logo nas oitavas, os dois times não podem ter a mesma classificação em seus grupos. Ou seja: Brasil tem de ser primeiro e Espanha o segundo, ou vice-versa.

Um eventual Brasil x Uruguai, que relembraria o "Maracanzo", só é possível se acontecer exatamente o contrário da situação acima. Os dois times teriam de avançar na fase de grupos com a mesma colocação (primeiro ou segundo). Assim não ficariam do mesmo lado da chave no mata-mata. 

Em relação às cidades-sedes, apenas dois países passarão por uma cidade em que já estiveram há algumas décadas. Os Estados Unidos vão ao Recife para o jogo contra a Alemanha, na Arena Pernambuco. A diferença é que quando enfrentou o Chile, em 50, a partida foi na Ilha do Retiro.

Já a Inglaterra mais uma vez terá uma partida em Belo Horizonte, mas também em estádio diferente. Liderada por Rooney, a seleção encerra sua participação na primeira fase contra a Costa Rica no Mineirão – na outra Copa jogou com os Estados Unidos no Independência.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos