Padrão Fifa corta água de coco e faz hóspedes deixarem resort nesta quarta

Bruno Freitas e José Ricardo Leite

Do UOL, na Costa do Sauípe

Costa do Sauipe é um dos destinos turísticos mais ilustres das praias do Nordeste e nesta semana vive momentos de agitação em razão do sorteio da Copa do Mundo. Mas quem está lá para relaxar terá que abandonar o complexo dois dias antes do evento, já que resort estará inteiramente fechado para o evento da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Antes disso, no entanto, o descanso à beira do mar é contemplado apenas com a cerveja parceira da entidade máxima do futebol.

Turistas hospedados no complexo da Costa do Sauipe, ouvidos pela reportagem do UOL Esporte, dizem que apenas os produtos oficiais dos parceiros da Fifa estão disponíveis para compra na área do resort. Entre eles, a exclusividade para a marca norte-americana de cerveja que patrocina as competições da entidade.

O economista Carlos Alves, de Salvador, ainda se queixa de que sua mulher, Cátia, que está grávida, não pôde consumir água de coco pelo fato de o produto não estar entre os oficiais da entidade.

"A única coisa que afetou diretamente é que a Fifa tirou água de coco daqui. Minha mulher está grávida e precisa disso. Até domingo ela pôde usar para se hidratar. Mas desde segunda, todos produtos foram substituídos. A Skol, por exemplo, deu lugar à Budweiser. Isso não faz diferença, mas o incômodo foi isso da água de coco", afirmou Alves.

Para a paulistana Flávia Makarios, corretora de imóveis, o principal problema de ter adquirido um pacote para um complexo que recebe a Fifa na semana é o fato de ter poucos hóspedes comuns. Assim, as atividades de recreação foram interrompidas, o que frustrou a filha Luiza, de 11 anos.

"Não nos atrapalha porque nosso pedido foi feito uns três, quatro meses antes, e era para essa semana mesmo. Mas nesses dias agora ficou ruim para as crianças. Até então, tinha mais hóspedes e rolava uma interação maior. Pra minha filha está fazendo falta esse clima de bagunça que teve nos dias anteriores. Não tínhamos ideia de que iria rolar isso", afirmou Flávia.

"Tem pouca gente nas piscinas agora. Tinha muito mais quando eu cheguei", endossa o turista argentino Walter Vilas Boas, hospedado na Costa do Sauipe desde o dia 25 de novembro.

Apesar da impossibilidade de permanecer na Costa do Sauipe, poucos hóspedes reclamam. Um deles é o casal de Goiânia Emilia Angelina e Alexandre Jacinto. "Falaram que não poderíamos, que o pacote era só até quarta-feira e não sabíamos que ia ter isso. É complicado isso para quem quer descansar, mas eles (da Fifa) não estão muito preocupados com isso", falou a pedagoga.

Segundo funcionários do complexo de Sauipe, Ronaldo foi visto algumas vezes passando com carrinhos de golfe pela região das piscinas, com seguranças. A circulação de personalidades anima hóspedes como Helio Mendes, de Salvador. "Eu quero ver uns famosos, já estou com a máquina de fotos por perto. Já vi o pessoal da Globo, foi muito bom".

Procurada pelo UOL Esporte, a administração do resort indicou o escritório da assessoria de marketing, que esclareceu os procedimentos adotados em relação aos hóspedes.

Segundo o gerente de marketing do complexo da Costa do Sauipe, Rafael Abdalla, o procedimento de alugar o espaço para um evento corporativo é algo normal no ano e que os hóspedes tinham total noção de que não poderiam se hospedar entre os dias 5 e 6 de dezembro em função da festa da Fifa.

"Esse é um evento corporativo como qualquer outro que temos durante o ano. Tudo ocorreu dentro de uma dinâmica normal da ocupação do hotel, não há nada de anormal".

Sobre a reclamação dos hóspedes com a venda só produtos oficiais da Fifa durante a semana no complexo, Rafael Abdalla afirmou que a prática é comum dentro dos contratos feitos com empresas que utilizam o espaço para eventos.

"Temos nossos contratos de fornecedores, mas eventos fechados são específicos para os grupos que organizam e eles tem a opção de utilizar o que lhes convém", completou Rafael Abdalla.

O sorteio da Copa do Mundo acontece às 14 horas, de Brasília, na Costa do Sauipe. A cerimônia terá a condução do casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos