Filha de funcionário morto disse que pai temia acidente fatal no Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

Filha de uma das vítimas fatais no acidente ocorrido no Itaquerão, na semana passada, Karen Pereira declarou à rede de notícias Al Jazeera que o pai alertava sobre o risco de morrer durante o trabalho. Fábio Pereira tinha 42 anos e era operador de guindaste.

Segundo relatou Karen, o pai era uma pessoa feliz, surpreendendo a família ao declarar o risco de morrer nas obras da arena corintiana.

"Um dia meu pai disse para nós: Eu tenho um trabalho muito difícil. Eu acho que eu vou morrer trabalhando. Eu estou certo disso", disse Karen, uma das três filhas de Fábio Pereira.

O operador de guindaste foi atingido por peça metálica de mais de uma tonelada que caiu de um setor do Itaquerão. Ex-chefe de Pereira, Adilson Santos reforça. "Ele temia que algo como isso pudesse acontecer".

A outra vítima fatal foi Ronaldo Oliveira Santos, de 44 anos. As causas do acidente ainda não foram informadas. São três as principais hipóteses: deslizamento do solo, falha humana e falha mecânica.

Escolhido pela Fifa para abrigar a estreia da Copa do Mundo, o estádio segue com garantias para o torneio mesmo após ao acidente.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter confia que o Itaquerão esteja pronto para o Mundial

"Um evento muito triste foi um acidente porque temos que lamentar a perda de duas pessoas. Considerando o dano, temos certeza de que ficará pronto", afirmou Blatter.

A Fifa tem poucas informações sobre os possíveis danos que o acidente provocou na estrutura do estádio. A empreiteira responsável pela obra, Odebrecht, informa que não houve comprometimento da estrutura.

"Recebemos um relatórios de que há pequenos atrasos. Mas é tão pequeno que temos certeza de que estará tudo pronto", disse ele, sobre todas as arenas.

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos