Fifa recebe relatório do COL com fotos e indefinição sobre Itaquerão

Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos

Do UOL, na Costa do Sauípe

Após o acidente da última semana, reunião da cúpula da Copa-2014 teve exibição de fotos do estádio e indefinição sobre o prazo para o Itaquerão. Realizada no Complexo de hotéis da Costa do Sauípe, a discussão sobre o tema foi marcada pela falta de dados porque ainda não há um laudo para determinar o tamanho do dano ao estádio e o cronograma de obras.

Estiveram presentes ao encontro na manhã desta segunda-feira na Costa do Sauípe o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente do COL (Comitê Organizador Local), José Maria Marin.

A equipe do COL (Comitê Organizador Local) mostrou fotos do estádio antes do acidente, assim como imagens tiradas logo após a queda do guindaste. Isso porque um engenheiro do organismo estava na arena quando houve o acidente.

Após a exibição dessas fotos, não havia nada a relatar do comitê para a Fifa por falta de dados mais profundos sobre o impacto do acidente. A expectativa é que o laudo sobre o acidente saia nesta semana.

"Ninguém falou nada ainda porque não existe informação", afirmou o membro da Fifa e vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Marin demonstrou mais otimismo. "Vai dar para ficar pronto para a Copa. Fique tranquilo", disse o dirigente. Um discurso parecido com o de Ronaldo. "Nada mudou. Fica o prazo", afirmou o ex-jogador, que é membro do COL.

Questionado pelo UOL Esporte sobre os efeitos do acidente, Valcke se recusou a falar. Afirmou que só dará declarações nesta terça-feira após a reunião sobre Copa com todos os membros do Comitê Executivo da Fifa.

Será a Odebrecht quem dará informações ao COL sobre quais procedimentos a adotar em relação ao estádio. Só que a própria empreiteira espera pelo laudo pericial e por desobstruir a construção da arena.

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos