Operador de guindaste do Itaquerão é intimado; 'caixa preta' será analisada

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

Operador do guindaste envolvido no acidente que matou duas pessoas, José Walter Joaquim foi intimado a explicar o ocorrido na quarta-feira passada no Itaquerão. Segundo o delegado que investiga o caso, Luiz Antonio da Cruz, o depoimento do funcionário  deve ocorrer entre sete e 10 dias.

O depoimento de José Walter Joaquim é considerado fundamental para descobrir as causas da tragédia no estádio.

O equipamento que seria a "caixa preta" do guindaste foi recolhido e será levado para a Alemanha, origem do guindaste.

"Ainda não é possível saber qual é a resposta para o acidente. Eu sei que todos querem uma resposta, mas eu ainda não tenho", disse o delegado.

São três as hipóteses apontadas para a queda da peça metálica em setor do estádio: falha humana, deslizamento do solo e falha mecânica.

Os serviços no Itaquerão foram retomados nesta segunda-feira após acidente ocorrido na quarta-feira passada. Antes do início das atividades, os funcionários presentes rezaram em homenagem aos dois mortos na tragédia –Fábio Pereira, 42 anos, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos.

De acordo com a Odebrecht, empreiteira responsável pela obra, 1.350 trabalhadores voltaram ao trabalho.

Os serviços ficarão concentrados nas áreas oeste, norte e sul, além de arquibancadas e gramado.

Cerca de 30% da área leste do estádio, o equivalente a 5% de toda a obra, está interditada pela Defesa Civil

Por enquanto, os serviços reiniciados serão mais leves, envolvendo piso, parte elétrica e atividades no gramado do estádio.

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos