Em Paris, prefeito de São Paulo lamenta acidente no Itaquerão: "Lamentável"
Do UOL, em São Paulo*
-
Marlene Bergamo/Folhapress
Fernando Haddad garantiu que prefeitura fará o possível para acolher as famílias das vítimas
Poucas horas após o acidente nas obras do Itaquerão nesta quarta-feira, o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, lamentou o ocorrido e se disse consternado com a morte dos dois operários que trabalhavam no local durante o desastre. A presidente Dilma Rousseff também se manifestou
"Acompanhei com muita consternação, sobretudo em função das vítimas. É muito lamentável que o esforço desses operários ao longo de tanto tempo tenha, nos últimos dias de obra, resultado em vítimas. Em qualquer circunstância seria desagradável, mas foi muito notável o esforço dos operários e toda celebração em torno da obra", afirmou o prefeito por meio de um comunicado oficial.
Dilma usou as redes sociais para comentar o acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira no canteiro de obras em Itaquera.
"Lamento profundamente as mortes de Fábio Luiz Pereira e de Ronaldo Oliveira dos Santos, trabalhadores d construção da Arena do Corinthians. Nesse momento de dor, envio minhas condolências às famílias de Fábio e Ronaldo", escreveu Dilma na sua conta do Twitter.
Haddad, que está em Paris, na França, onde acompanhou a eliminação da cidade de São Paulo da eleição para sediar a Expo 2020, disse que acompanhou todas as informações sobre o episódio.
"Falei com a vice-prefeita, falei com a Secretaria de Comunicação e recebi informe da empresa (Odebrecht). Tudo aconteceu durante a votação, mas eu recebi informações em tempo real sobre o ocorrido", disse.
O prefeito ainda revelou que estava ao lado de um representante da Odebrecht, empreiteira responsável pelas obras no estádio, no momento do acidente e garantiu que a prefeitura vai fazer o possível para acolher as famílias das vítimas.
"Eu estava acompanhado de todo setor empresarial brasileiro, inclusive a Odebrecht estava aqui acompanhando a votação. (O representante) se retirou imediatamente para nos apresentar um relatório do que aconteceu. Primeiro sobre as vítimas. Em segundo lugar sobre a obra que estava quase encerrada, com 3% para executar. A prefeitura e o Estado estão mobilizados, bombeiros, hospitais, para atender as pessoas e vamos acompanhar nas próximas horas a evolução do quadro, colocando energia no resgate das pessoas e no eventual acolhimento das famílias", completou.
*Atualizada às 20h12
ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO
-
Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.
LEIA MAIS SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Jerome Valcke se diz "extremamente chocado" com acidente no Itaquerão
- Presidente do Corinthians cancela reunião em Brasília após acidente no Itaquerão
- Ministério do Esporte pede informações de acidente para e Odebrecht e clube
- Juca: Mortes em obra transformam 2013 no ano para não lembrar na vida do Corinthians