Algoz de 1950 volta atrás e diz que declaração sobre Obdulio era uma piada

Do UOL, em São Paulo

Alcides Ghiggia, o carrasco brasileiro de 1950, fez uma piada com os brasileiros. O atacante uruguaio que jogou a Copa há 63 anos afirmou, nesta quinta-feira, que o capitão da seleção celeste naquele torneio, Obdulio Varela, era brasileiro. A notícia repercutiu no mundo todo, mas não passou de uma divulgação de um vídeo com uma 'pegadinha'.

Pelo menos foi o que disse Ghiggia nesta sexta-feira em entrevista ao jornal El País: "Foram alguns garotos que vieram aqui há uns dois meses.  Acho que eles eram de Montevidéu. Disseram-me que estavam fazendo um livro sobre piadas e me pediram para dizer que Obdulio era brasileiro. Foi o que eu fiz, mas disseram que deixariam claro que era tudo uma brincadeira", explicou o uruguaio de 86 anos, tentando contornar a situação.

A declaração bombástica foi dada pelo ex-jogador a um grupo de estudantes universitários, em setembro, após ser perguntado sobre o ex-companheiro: "Obdulio era brasileiro, muitas pessoas não sabem. Quando jogava nos Wanderes, falava português. Muitos não vão acreditar, mas, eu que o conhecia quando Obdulio Varela começou a jogar futebol, sabia que ele era brasileiro, a maneira de falar", disse Ghiggia. Veja o vídeo acima.

No final do Mundial de 1950, o atacante fez o gol da virada dos uruguaios sobre o Brasil, calando o estádio do Maracanã. A derrota ainda é vista como uma das mais inesquecíveis da história do futebol. O episódio ficou conhecido como Maracanazo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos