Fifa estuda mudar horário dos jogos da Copa 2014 para evitar calor intenso
Do UOL, em São Paulo
A Fifa afirmou nesta sexta-feira que pode alterar o horário dos jogos da Copa do Mundo de 2014 por causa do calor em algumas cidades-sede do Mundial. A informação foi confirmada por Joseph Blatter ao repórter Jamil Chade, do jornal O Estado de S. Paulo.
Blatter disse estar muito preocupado com a alta temperatura e que a questão será debatida. Segundo o dirigente, a Fifa tem recebido diferentes pedidos para que haja mudança nos horários, e a entidade deve tomar uma decisão em dezembro.
São 24 jogos programados para começar às 13h, inclusive em cidades como Natal (RN), Salvador (BA), Recife (PE), entre a primeira fase e as quartas de final.
De acordo com O Estado de S. Paulo, o calor nas sedes do Nordeste durante a Copa das Confederações, no último mês de junho, fez com que a Fifa constatasse que as seleções poderiam ter seu rendimento prejudicado nesses locais por causa da alta temperatura.
Em agosto, a Fifa já demonstrava preocupação com o tema e o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, afirmou que os árbitros seriam autorizados a paralisar as partidas em dias quentes, duas ou três vezes, para que os atletas pudessem se hidratar. "O mais importante é saúde dos jogadores", disse o dirigente, que naquela ocasião descartou a possibilidade de alteração dos horários dos jogos.
As partidas às 13h atendem à demanda de televisão para o exterior, especificamente nas transmissões para a Europa. Mas o horário não agradou algumas seleções. como a Espanha, que pediu mudanças após sofrer com a temperatura de 30°C em um jogo da Copa das Confederações à tarde, contra a Nigéria, em Fortaleza.