"Em alerta", franceses chamam derrota sem gols de pior cenário possível

Do UOL, em São Paulo

A imprensa francesa não conseguiu ver um lado positivo sequer na derrota da seleção local para a Ucrânia, por 2 a 0, na partida de ida pela repescagem europeia da Copa do Mundo. Para os jornais do país europeu, o 2 a 0 criou "o pior cenário possível" para a conquista da vaga.

Esse foi o destaque do Le Parisien, que citou que a seleção francesa passou por um "inferno" em Kiev, palco da derrota. Além disso, o jornal lembrou a histórica derrota em casa para a Bulgária, nas eliminatórias para a Copa de 1994, que deixou a França fora daquela Copa: "O espectro da Bulgária ressurgiu."

Em 1993, a França chegou a última rodada do Grupo 6 das eliminatórias com 13 pontos, precisando apenas empatar com a Bulgária, que tinha 11 pontos. A Suécia, líder, já estava classificada. Após abrir 1 a 0 com Cantona, os franceses deixaram os búlgaros virarem, com dois gols de Kostadinov, em pleno estádio Parque dos Príncipes, em Paris. O gol da virada búlgara e consequente eliminação francesa ocorreu aos 45 min. do 2° tempo.

"Se os azuis quiserem calar os críticos, terão que fazer um milagre", resumiu a publicação.

Já o L'Équipe foi um pouco menos pessimista, mas assumiu que a viagem ao Brasil no meio de 2014 está mais longe. "Alerta vermelho" é a manchete do jornal, estampada em cima da imagem de jogadores da seleção cabisbaixos em Kiev.

"Desarrumados e inofensivos no ataque, frágeis na defesa. Mas devemos acreditar", completou a publicação.

Por fim, o Le Monde cita que a França pode ser a primeira seleção a cair para a Ucrânia em uma repescagem. Os ucranianos disputaram o mata-mata decisivo por vaga em Copa ou em Eurocopa por quatro vezes e em todas saíram derrotados (Copas de 1998, 2002 e 20010 e Euro de 2000).

O jornal também é mais um que cita o "fantasma da Bulgária", mostrando que o país ainda não superou o trauma com a derrota para os búlgaros em 1993, mesmo com o título mundial de 1998 e o vice de 2006.

"A Ucrânia irá colocar em campo uma das melhores defesas da Europa para garantir os bilhetes para o Brasil", finalizou o jornal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos