Cristiano Ronaldo decide e dá vitória a Portugal sobre Suécia de Ibra
Do UOL, em São Paulo
Todos os holofotes do jogo entre Portugal e Suécia, válido pela repescagem europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, estavam direcionados para Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic. Durante 80 minutos, os dois decepcionaram e produziram pouco. Aí o lusitano brilhou. Com um gol de cabeça e uma bola no travessão, o camisa 7 foi decisivo para a vitória dos donos da casa por 1 a 0 nesta sexta-feira.
O resultado dá vantagem a Portugal na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O time lusitano precisa apenas de um empate no jogo de volta – ou até de um revés, desde que balance as redes dos suecos.
Mais do que isso, a vitória de Portugal nesta sexta-feira dá uma vantagem psicológica a Cristiano Ronaldo no duelo com Ibrahimovic. Protagonistas das seleções que brigam por uma vaga na Copa do Mundo, os dois polarizaram as atenções antes do confronto.
Na última quarta-feira, em entrevista coletiva, Ibrahimovic havia dado uma demonstração disso. "Acho que a Copa do Mundo precisa mais de Zlatan do que de Ronaldo. Posso trazer animação aos jogos e anotar muitos gols. Ninguém pode competir comigo nisso", disse o sueco do Paris Saint-Germain em análise nada modesta.
A repescagem deste ano é a terceira consecutiva de Portugal, que precisou passar por fases eliminatórias para estar na Copa de 2010 e na Eurocopa de 2012. Na última vez em que os lusitanos fizeram um duelo que valia vaga em um Mundial, Cristiano Ronaldo estava machucado e não pôde participar das partidas contra a Bósnia.
Com o capitão em forma e decisivo, os portugueses agora têm uma vantagem histórica como ponto positivo. Os lusitanos não perdem para a Suécia há 29 anos – eles têm seis vitórias, seis empates e quatro derrotas em 16 confrontos.
Os primeiros cinco minutos do duelo desta sexta-feira foram uma boa síntese de toda a etapa inicial. Portugal ficou com a bola em quase todo esse período, mas teve um domínio pouco eficiente e levou quatro minutos para finalizar (chute de Raúl Meireles da esquerda na parte externa da rede sueca). A Suécia, quando respondeu, foi rápida na transição e teve uma chance com Elmander no minuto seguinte. Ele aproveitou cruzamento de Lustig da direita e concluiu com perigo.
Foi assim também no restante do primeiro tempo: Portugal tinha mais posse de bola, mas levava muito tempo para fazer a transição entre defesa e ataque e criava pouco; a Suécia era mais incisiva, aproveitava a velocidade e tinha as melhores oportunidades.
- 14722
- http://copadomundo.uol.com.br/enquetes/2013/10/21/quem-fara-mais-falta-para-o-brasil-na-copa.js
Aos 19min do primeiro tempo, por exemplo, Larsson recebeu passe dentro da área e exigiu defesa complicada do goleiro Rui Patrício. Mesmo no trecho final do primeiro tempo, quando o ritmo do jogo caiu, a Suécia seguiu sendo mais perigosa.
Na etapa final, porém, esse ímpeto sueco sumiu. E quando isso aconteceu, o jogo ficou à feição do toque de bola improdutivo de Portugal. Nos primeiros 60 minutos do duelo, foram 33 ataques dos lusitanos e 14 dos visitantes. Em finalizações contudo, os anfitriões venceram por apenas dez a sete.
Quando o ritmo do jogo diminuiu, Portugal conseguiu adiantar as linhas e concentrar a partida no campo de defesa da Suécia. No entanto, os donos da casa mostraram o mesmo problema do primeiro tempo: faltava criatividade.
Foi aí que Cristiano Ronaldo resolveu. Ele aproveitou cruzamento de Miguel Veloso da esquerda aos 36min do segundo tempo, passou à frente de um marcador e completou de cabeça para marcar o gol da vitória de Portugal.
Aos 39min, Fabio Coentrão fez novo cruzamento da esquerda. Cristiano Ronaldo ganhou mais uma vez pelo alto, mas mandou a bola no travessão. Ibrahimovic, do outro lado do campo, seguia extremamente apagado. No duelo entre as estrelas, o português resolveu o primeiro jogo.
Confira os resultados desta sexta-feira na repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014:
Portugal 1 x 0 Suécia
Islândia 0 x 0 Croácia
Ucrânia 2 x 0 França
Grécia 3 x 1 Romênia